O fim de semana na região Sul Fluminense começou com filiações partidárias e lançamento de pré-candidaturas para prefeito. Teve ainda uma decisão judicial que suspendeu a sessão da Câmara Municipal de Itatiaia, marcada para esta segunda-feira, dia 05, para votar o pedido de impeachment contra o prefeito Irineu Nogueira, do MDB.
A defesa de Irineu, investigado por quebra de decoro por injúria racial, conseguiu o mandado de segurança para suspender a sessão na Vara Única de Justiça de Itatiaia. A denúncia foi protocolada no fim de outubro na Câmara Municipal, pela vereadora Ana Paula Silva Melo, do PT, depois de o prefeito ter sido preso em flagrante após ser acusado de chamar a funcionária de uma padaria em Resende de "negrinha". O Correio Sul Fluminense não conseguiu contato com a Câmara, neste final de semana, para obter maiores detalhes do processo.
Pré-candidatura
Em Barra Mansa, as executivas estaduais dos partidos Novo e PRTB decidiram formar uma frente em Barra Mansa em apoio a pré-candidatura do empresário Bruno Marini à prefeitura nas eleições municipais de outubro. Intitulada "Frente Partidária Mudança Inteligente", ela foi criada baseando-se em cinco temas centrais: "inovação e tecnologia a serviço da vida e do desenvolvimento, saúde em primeiro lugar, educação para o futuro, direitos iguais a todos os cidadãos e fim dos privilégios e mordomias com o dinheiro público".
Os próximos passos serão, o lançamento da pré-candidatura de Bruno, que deverá acontecer ainda esse mês, e a busca por mais partidos para fortalecer o grupo, que pretende ainda instalar o diretório municipal do Partido Novo em Barra Mansa.
Filiação ao MDB
Em Barra do Piraí, a preparação para as eleições de outubro ficou por conta da filiação de Mário Esteves ao MDB de Washington Reis, abonou a ficha de filiação partidária do prefeito. O ato aconteceu na noite de sexta-feira, dia 02, no Royal Sport Club, no bairro Santana, e teve a presença do deputado Federal, Rosenverg Reis, entre outras lideranças políticas. O vice-prefeito de Quatis, Paulo Vitor da Silva, o Vitinho, também participou do ato.
"Mario Esteves também é da família, e, como já foi do MDB, está de volta a sua antiga casa. A 'chave do Palácio Guanabara' está nas mãos do Mario pela confiança que o nosso governador Cláudio Castro tem nele", frisou Rosenverg Reis.
Mario relembrou da estrutura partidária, que vai dar suporte ao "time do MDB", bem como do processo eleitoral que está por vir. "Estamos cuidando dessa nominata há mais de um ano e meio", disse.