Por:

VR: Nova fase de cirurgias de catarata

Cirurgias são realizadas em centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João | Foto: Cris Oliveira/Secom PMVR

Nesta segunda-feira, dia 05, foi iniciada mais uma etapa do projeto "Revi-ver" que contempla os moradores de Volta Redonda com cirurgias gratuitas de catarata. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão previstas nesta fase 475 cirurgias, 150 pré-operatórios e mais de 210 revisões pós-cirurgia. Os atendimentos desta etapa vão até a próxima quinta-feira (8).

Os pacientes atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica - utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas, antes da cirurgia. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. Basta comparecer à unidade de saúde (UBS ou UBSF) da Atenção Primária mais próxima da residência, munido do Cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.

Os que já realizaram cadastro para cirurgia de catarata não precisam renovar a solicitação. Através de comunicação oficial da secretaria de Saúde, pacientes que aguardam na fila de espera serão avisados e orientados.

Projeto

O "Revi-VER", implantado no município em junho de 2021, já soma cerca de 14,5 mil cirurgias realizadas. Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Somente na fase de novembro, no ano passado, foram cerca de 560 cirurgias programadas.

Os pacientes devem comparecer à Ilha São João com hora marcada e o exame pré-operatório pronto. Após a operação, a equipe de enfermagem faz a primeira aplicação do colírio, que deve ser usado de hora em hora no primeiro dia. O frasco do medicamento é doado pela prefeitura, e a primeira consulta de revisão é feita no dia seguinte ao procedimento, também na Ilha São João.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.