Os trabalhos no Pátio de Manobras avançam em Barra Mansa. O local recebe serviços de paisagismo e reflorestamento em uma seção da nova avenida que está sendo construída ao longo da linha férrea. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está encarregado da execução dos serviços, em colaboração com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) conduziu a gestão da arborização urbana na região central da cidade, removendo árvores exóticas da espécie leucena. Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, essa ação foi necessária devido às obras de readequação ferroviária. "Além de não serem do nosso bioma, possuem uma estrutura que danifica as calçadas", afirmou.
A readequação ferroviária consiste em três grandes pontos: o agrupamento das linhas férreas no eixo central; a primeira avenida (que já está recebendo asfaltamento) começou próximo ao Córrego Cotiara, ao lado da Rua Prefeito João Chiesse Filho, passa sob o viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, no Centro, seguindo até o bairro Barbará; após a conclusão do viaduto próximo a Saint-Gobain, será possível iniciar as obras da segunda avenida, que terá um trecho parecido com a primeira, porém se estenderá até a passagem de nível do bairro Saudade, margeando o Parque da Cidade, a Prefeitura e o Parque Centenário.
Ainda, o prefeito Rodrigo Drable destacou a importância das obras e dos trabalhos de reflorestamento para mobilidade, incluindo a construção de passarelas, novas vias, e viadutos, além dos espaços verdes e áreas de convívio.