A realidade recorrente de desastres naturais no estado do Rio de Janeiro, especialmente durante o verão, impacta negativamente muitas comunidades, que enfrentam dificuldades na reconstrução de suas moradias. Com o intuito de amparar os cidadãos afetados, o deputado estadual Vinicius Cozzolino (União) apresentou um projeto de lei que visa estabelecer um programa de doação de materiais de construção para as vítimas desses eventos climáticos. "No mês de janeiro, mais uma vez o estado do Rio de Janeiro foi afetado pelas fortes chuvas", recordou o deputado.
Auxílio para recomeçar a vida
O deputado estadual Vinicius Cozzolino ressalta ainda que muitas pessoas tiveram suas casas danificadas ou até mesmo perderam tudo durante os últimos temporais. "A maioria dessas pessoas não tem condições de arcar com a reconstrução ou mesmo reparos, e por isso, decidi criar esse programa que vai ajudar essas pessoas a recomeçarem suas vidas", explica o deputado.
Linha de financiamento
A proposta contempla a possibilidade de o Poder Executivo instituir uma linha de financiamento, em condições facilitadas, com taxas de juros subsidiadas e também firmar parcerias com entidades da sociedade e empresas privadas para garantir a eficácia e abrangência das ações. A medida visa garantir acesso amplo aos recursos essenciais para a reconstrução das moradias atingidas.
Secretária estadual promete projetos para região
Os projetos "Empoderadas", "Café do Trabalhador" e a implantação do NAVIR (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa) foram temas debatidos em reunião entre o vereador Hálison Vitorino (PP) e a deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos), que também é secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A reunião, segundo o vereador, foi concluída com saldo positivo. O projeto "Empoderadas", por exemplo, já está atendendo moradoras dos bairros Retiro e Rústico, em Volta Redonda, e California, em Barra do Piraí, sendo ampliado para outras localidades do Sul Fluminense.
Segurança feminina em pauta
Aliás, o projeto, criado por Erica Paes, especialista em segurança feminina, oferece aulas de prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, através de técnicas de defesa pessoal e assistência social. A secretária também confirmou, como o vereador antecipou, a implantação do Café do Trabalhador para Volta Redonda. Desta vez, o programa, que já funciona na Vila Santa Cecília, deverá atender trabalhadores do bairro Retiro. Nesse programa, o cidadão tem acesso a café (ou café com leite), pão com manteiga e fruta, por R$ 0,50.
Vitimas de intolerância
Outro projeto garantido para a cidade é o NAVIR (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa), que será implantado em Volta Redonda, atendendo, porém, todo o Sul Fluminense. O espaço vai acolher vítimas de qualquer tipo de preconceito religioso, com atendimento psicológico, assistencial e orientações jurídicas, além atuar na prevenção e combate a esse tipo de violação dos direitos humanos. "Rosângela é uma grande parceira que sempre colocou Deus na frente de suas decisões. Me sinto orgulhoso por poder caminhar ao lado dela, que não mede esforços para implantar projetos sociais atendendo a nossa cidade", ressaltou o vereador.