Por:

Região em estado de alerta máximo para focos de dengue

Equipamento será aliado para mapeamento dos focos em residências de Volta Redonda | Foto: Cris Oliveira/PMVR

Itatiaia instituiu Estado de Emergência em Saúde por causa da alta nos casos de dengue. O decreto n° 4.460 foi publicado nesta segunda-feira (05/02) no Boletim Oficial do Município. A medida permite a prefeitura adotar medidas emergenciais para a contenção da epidemia, como aquisição de insumos e materiais.

Somente no mês de janeiro, a cidade contabilizou 810 casos suspeitos da doença, sendo que 413 foram confirmados até o dia 29. O resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes Aegypti) referente ao período de 07 a 13 de janeiro mostrou resultado de 3.6. O município registrou também a morte de uma idosa, de 98 anos, por causa da dengue.

Em janeiro, dos 92 municípios do estado, 14 estavam com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os dados mostram que o Rio de Janeiro mantém tendência de alta nos casos da doença, com números acima da média histórica.

O Secretário de Saúde, Luiz Saldanha, salienta que a situação leva em conta diversas situações. Uma delas é a necessidade de mobilização da população para o combate ao Aedes aegypti em razão do grande número de casos.

"Estamos numa época do ano em que o clima propicia condições ideais para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o que pode aumentar ainda mais o já elevado número de casos registrados. O quadro atual impõe a necessidade de um planejamento intenso, com previsão de diversos cenários", disse.

Luiz Saldanha lembra que aproximadamente 85% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro dos domicílios e que o acúmulo de lixo torna o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo ele, todo o esforço de controle pode ser comprometido quando os Agentes de Vigilância em Saúde se deparam com a impossibilidade de penetrar em recintos privados.

Combate à dengue

A Prefeitura afirma que intensificou o combate ao Aedes Aegipyt em toda a cidade e pede ainda o engajamento da população é reforçado diariamente.

"Todos nós, gestores e população, temos que estar empenhados na luta contra a dengue e a participação ativa da população é fundamental para conter o avanço da doença. Vale lembrar que intensificamos as ações com as visitas domiciliares, bloqueios, utilização de carro UVB, reforço da equipe hospitalar e das unidades de saúde, entre outras ações", concluiu.

Volta Redonda usa tecnologia

A força-tarefa contra a dengue da Prefeitura de Volta Redonda terá mais um aliado no combate ao mosquito Aedes aegypti: um drone será usado para identificar os focos do mosquito, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika. O equipamento também ajudará na observação de caixas d'águas destampadas: neste caso, a prefeitura vai disponibilizar uma tela de proteção, a fim de evitar que as caixas d'água sejam focos para o mosquito.

"O drone vai contribuir com o trabalho dos agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no mapeamento das caixas d'água. Ao nos depararmos com uma caixa d'água destampada, que pode servir de abrigo e proliferação para o Aedes, iremos oferecer, gratuitamente, uma tela de proteção para manter o reservatório devidamente fechado", comentou a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad.

As novas medidas de bloqueio ao Aedes aegypti foram anunciadas em uma reunião realizada na tarde dessa terça-feira (6) no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, no Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado. Participaram do encontro as equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Infraestrutura (SMI), Educação (SME), Ordem Pública (Semop), Assistência Social (Smas), Esporte e Lazer (Smel), Meio Ambiente (SMMA) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

"Além dessas novas ações, a prefeitura está investindo na aquisição de seis novos fumacês UBV (Ultra Baixo Volume) para intensificar os trajetos nos bairros de Volta Redonda. Atualmente, contamos com o apoio do Governo do Estado com um veículo da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA), que está percorrendo os bairros de segunda a quinta-feira. O fumacê UBV, específico para o Aedes iniciou os trabalhos no dia 8 de janeiro", disse Janaína Soledad.

Força-tarefa

Nesta semana, o bairro Água Limpa está recebendo a força-tarefa da prefeitura, que segue até sexta-feira (9). O combate no bairro foi iniciado na segunda-feira (5) com os agentes de endemia vistoriando as residências e orientando os moradores. Além deste serviço, a secretaria de Infraestrutura está disponibilizando dez caçambas para descarte de materiais inutilizados, que acabam se tornando possíveis locais para focos de dengue.

As caçambas estão localizadas nas ruas Cravinas; Eloy Pimentel; Margaridas; Antúrios; Guarda Mor; Visconde do Rio Branco; Rio Piabanha; Paraíbuna; Araguaia; e Amazonas.

O próximo bairro que receberá a força-tarefa será o Siderópolis, na próxima quinta e sexta-feira (15 e 16), a partir das 8 da manhã. A programação completa das ações de combate ao mosquito será divulgada nas redes sociais da prefeitura (@prefeituravr).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.