Por:

Audiência discutirá chuvas em Mendes

A cidade de Mendes registrou alagamentos e deslizamentos | Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve nesta segunda-feira (26) a decisão para que seja realizada uma audiência pública para discussão de medidas sobre o que será feito sobre os danos causados ao município de Mendes pelas recentes chuvas que, na quarta-feira passada (21), matou uma menina de seis anos por soterramento após um deslizamento de terra, além de rodovias obstruídas. Ainda no domingo, o MPRJ, Poder Judiciário e Defensoria Pública se reuniram para um diálogo e registrar informações precisas sobre a região.

O Juízo da Comarca de Mendes determinou que a audiência seja realizada na próxima segunda-feira, dia 04 de março, às 11h de forma online e presencial no Salão do Júri. A reunião contará com a participação do MPRJ, Defensoria Pública, OAB-Mendes, representantes do governo do Estado, o secretário estadual de Defesa Civil, prefeito de Mendes ou representante, secretários de Meio Ambiente, Assistência Social, Transporte, Obras, Defesa Civil e Saúde do Município, além de representantes das associações de moradores. Também foram convocados os presidentes da Light, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Recursos Minerais (DRM), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro ou seus representantes.

Entre os assuntos em pauta estarão esclarecimentos a respeito das diretrizes, planos e protocolos previstos para emergências; número de pessoas desabrigadas e os protocolos de atendimento que estão sendo adotados junto ao Sistema Único de Assistência Social; número e indicação de localização de casas destruídas, danificadas ou interditadas; entre outros temas. Vale lembrar que o MPRJ possui um inquérito civil em tramitação e duas ações civis públicas sobre a temática de deslizamento de encostas em Mendes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.