Por:

VR: MPRJ sugere ações contra dengue

Prefeitura está intensificando as ações de combate | Foto: Reprodução/Internet

Nesta segunda-feira (26) o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda, expediu uma recomendação para que a prefeitura de Volta Redonda adote medidas de prevenção para controle dos casos de dengue na cidade. De acordo com o documento, a garagem da prefeitura, localizada no bairro Aero Clube, estaria servindo como foco de proliferação do vetor transmissor da dengue e de outras doenças, em razão do depósito de veículos sucateados e outros entulhos, permitindo o acúmulo de água parada.

A Promotoria estabelece um prazo de 10 dias para que Volta Redonda adote medidas de prevenção e controle da dengue na garagem, com a realização de visita ao imóvel pelos agentes para ações efetivas, bem como com a realização de providências destinadas à eliminação de possíveis focos de proliferação de vetores no local. O MPRJ pede ainda que, no prazo de dez dias, seja apresentado um cronograma da retirada dos veículos considerados como inservíveis e que estejam proporcionando local propício à proliferação do mosquito.

A recomendação destaca que o Plano Nacional de Ações Contingenciais para o Enfrentamento de Epidemias de Dengue é composto de seis componentes: assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial, comunicação e mobilização, gestão do plano e financiamento. Segundo o MPRJ é imprescindível o monitoramento deste planejamento, a fim de acompanhar as providências determinadas para intensificar as ações sanitárias de prevenção e controle da dengue.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.