Chuvas intensas causam estragos em Volta Redonda

Moradores reclamam e criticam Secretária de Infraestrutura

Por

Chuva deixa ruas do bairro Voldac, em Volta Redonda, completamente alagadas

A intensa chuva que atingiu a região Sul Fluminense na tarde desta quarta-feira, dia 31, causou alagamentos em vários trechos do município de Volta Redonda. Os moradores do bairro Voldac, prejudicados com as constantes cheias, chegaram a ironizar a enchente. "Boa tarde Poliana", disse um morador, referindo-se à Secretária Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda, Poliana Moreira, enquanto filmava o quintal de sua casa alagado.

- Aconteceu a enchente de número 980. Ela quis nos presentear no último dia de janeiro - disse uma moradora da Rua Marina Godoy, que, segundo ela, teve o portão derrrubado pela forte correnteza.

Outro morador da Voldac disse que o problema ocorre há pelo menos 20 anos. "Em chuvas passadas eu ja perdi bens materiais, inclusive, em uma delas o piso da casa foi danificado e tive que trocar tudo, incluindo até os móveis", disse Francisco Fernandes.

No Santo Agostinho, um supermercado foi totalmente tomado pelas águas da chuva, na Avenida Alfredo Moreira. Carros também ficaram submersos no bairro, segundo vídeo publicado em redes sociais. Comerciantes tiveram prejuízos e, no final da tarde, logo após a chuva, começaram a contabilizar as perdas e fazer a limpeza das lojas.

Os motoristas tiveram dificuldade para passar pela BR-393, na altura do trevo que dá acesso para o bairro Água Limpa, devido à lama e água que tomaram a pista. A Rodovia do Contorno também teve "bolsões" de água e o tráfego fui lentamente

Algumas ruas do bairro Aterrado ficaram alagadas, mas poucas horas após a chuva voltou ao normal. Houve ainda queda de árvores em alguns locais do município.

Cidade vizinha

Em Barra Mansa, o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, informou, às 15h30min, que o nível do Rio Paraíba do Sul, naquele momento, estava com 2,67m na cota de segurança, sem riscos de transbordar. A informação foi dada, porém, antes de o município ser atingido pelo temporal. Os bairros cortados pelo Rio Barra Mansa, que leva o nome da cidade, desta vez não sofreram com enchentes.

O Correio Sul Fluminense tentou contato com a prefeitura, mas não obteve retorno.