Drable destaca final de obra no Pátio de Manobras

Prefeito fala de empenho de aliados em negociações do projeto

Por

Paulo Dimas/PMBM
Obras em Barra Mansa terão projeto de paisagismo em seu entorno

O prefeito Rodrigo Drable, do Solidariedade, fez questão de agradecer nesta quinta-feira, dia 08, os envolvidos nas obras do chamado Pátio de Manobras, que saiu do papel e finalmente será inaugurado. A obra é executada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), após o governo do presidente Lula incluir o projeto como prioridade.

- No TBT (uma espécie de lembrança publicada em redes sociais) de hoje nós comemoramos as obras de conclusão da readequação ferroviária, que está sendo realizada pelo DNIT e que teve o envolvimento de muita gente desde 2017. Dia de agradecer a todas as diretorias do DNIT que passaram por lá, aos técnicos, aos deputados que fizeram a emenda de bancada que alocou recurso - disse Rodrigo, citando nome por nome de deputados que fizeram emendas para a obra e brigaram para o projeto se exexutado.

Entre os políticos, os ex-deputados federal, com base em Volta Redonda, Deley de Oliveira e o Delegado Antônio Furtado, além da deputada federal Laura Carneiro. Rodrigo citou também Altineu Côrtes, Sostenes Cavalcante, Júlio Lopes, Daniela do Waguinho e Dr Luizinho. O prefeito ressaltou a ajuda de "Áureo Ribeiro, entre outros".

-É uma obra do Governo Federal que ficou abandonada e conseguimos retornar a todo vapor em 2019. O André Ceciliano, que é o Secretário Nacional de Assuntos Federativos, esteve comigo várias vezes e conseguiu incluir essa obra como uma das 100 Prioridades do Governo Federal, tendo me levado ao presidente Lula para garantir que isso acontecesse. Hoje a obra encontra-se na última fase, onde teremos a conclusão do viaduto - explicou Rodrigo Drable.

A obra

A readequação ferroviária consiste em três grandes pontos: o agrupamento das linhas férreas no eixo central; a primeira avenida (que já está recebendo asfaltamento) começou próximo ao Córrego Cotiara, ao lado da Rua Prefeito João Chiesse Filho, passa sob o viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, no Centro, seguindo até o bairro Barbará.

Após a conclusão do viaduto próximo a Saint-Gobain, será possível iniciar as obras da segunda avenida, que terá um trecho parecido com a primeira, porém se estenderá até a passagem de nível do bairro Saudade, margeando o Parque da Cidade, a prefeitura e o Parque Centenário.

As obras dão uma nova cara para Barra Mansa. Nesta semana, por exepmplo, um trecho da nova avenida, que está sendo aberta às margens da linha férrea, está recebendo serviços de paisagismo e reflorestamento. Em outubro do ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou o manejo da arborização urbana na área central do município, com trabalhos de remoção de árvores exóticas da espécie leucena, que não são originárias da flora brasileira. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o serviço foi necessário por conta das obras de readequação ferroviária.

- A leucenas, além de não serem do nosso bioma (Mata Atlântica), possuem uma estrutura que danifica as calçadas, manilhas e até os sistemas de drenagem. Diante disso, fez-se necessária a retirada das árvores para que elas não causem avarias nas obras do Pátio de Manobras - concluiu Eros.