Volta Redonda fiscaliza focos de dengue em hospital abandonado

Força-tarefa no Hospital São Camilo teve início após denúncia em vídeo nas redes sociais

Por

Eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti e limpeza do local foram realizadas

Após circulação de vídeo nas redes sociais que denunciou uma caixa d'água a céu aberto no terraço do antigo Hospital São Camilo, na Vila Santa Cecília, a prefeitura de Volta Redonda realizou uma força-tarefa contra dengue e criadouros do mosquito Aedes aedypti nas instalações do local abandonado entre a quarta (07) e quinta-feira (08). Na fiscalização, ficou constatado uma grande quantidade de mosquitos adultos, sendo necessária a aplicação do fumacê Ultra Baixo Volume (UBV).

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, que está ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os agentes vistoriaram parte do prédio - onde estavam várias pessoas em situação de rua - e constataram que o local apresentava várias situações de risco. Por isso, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (SMI) esteve no prédio ainda na quarta-feira para iniciar o serviço de limpeza, com o esvaziamento da caixa d'água, retirada de entulho e eliminação de possíveis focos. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também foi ao local para apoio.

"A ação foi realizada já na manhã desta quinta-feira com os agentes utilizando o UBV costal, terminando de eliminar possíveis situações de risco", declarou Janaína Soledad, acrescentando que, ainda no período da tarde, a SMI retornaria ao prédio para concluir a limpeza e retirada de entulhos.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, reforçou que moradores devem fazer as ações de prevenção. "A melhor forma de nos protegermos é não deixar o mosquito nascer. E para conseguirmos vencer esta guerra, precisamos do auxílio de todos na eliminação da água parada do ambiente. Dez minutos na semana para vistoriar a casa e o quintal já é o suficiente contra o Aedes aegypti", disse Luiz Henrique.

Outras vistorias

A Vigilância Ambiental destaca que o Recreio do Trabalhador, também localizado na Vila Santa Cecília, é vistoriado regularmente por suas equipes e pela própria equipe da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), já que a área é de propriedade particular.

Ainda no bairro, a prefeitura também confirmou que a obra de expansão do Sider Shopping, também é constantemente vistoriada pelos agentes de endemia.

Para denunciar possíveis focos de dengue, os moradores da cidade podem entrar em contato pelo número 156 ou diretamente com a Vigilância Ambiental, de segunda a sexta, das 08h às 16h, pelo número (24) 99233-4480.

Reforço

Na quarta-feira (07), a prefeitura divulgou que contará com drones para identificar os focos do mosquito, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika e vistoriar caixas d'águas destampadas. Ainda, a prefeitura vai disponibilizar uma tela de proteção, a fim de evitar que as caixas d'água sejam focos para o mosquito.

Além dessas novas ações, a prefeitura está investindo na aquisição de seis novos fumacês UBV (Ultra Baixo Volume) para intensificar os trajetos nos bairros.