Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: TCE votará contas de Neto nesta quarta-feira

Neto terá contas de 2022 votadas pelo tribunal | Foto: Arquivo

As contas do governo do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, relativas ao ano de 2022, entraram na pauta especial do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e serão votadas nesta quarta-feira, dia 06. No ano passado, o TCE deu parecer contrário às contas de 2021, mas a Câmara Municipal, responsável pela apreciação final, aprovou o relatório, por 17 votos a 3. O mesmo deve ocorrer agora. Mesmo que o tribunal dê parecer contrário, a aprovação é tida como certa no Legislativo, já que Neto tem apoio da maioria da bancada.

 

Batalha jurídica e reviravolta

A votação das contas de Neto já causaram uma grande dor de cabeça, quando ele chegou a ficar inelegível justamente por ter as contas de 2011 e 2017 reprovadas pela Câmara Municipal. O prefeito travou uma longa batalha na Justiça e, em 2020, foi eleito em primeiro turno, com nada menos do 57% dos votos válidos. Ou seja: 85.673 votos. Neto teve o mandato legitimado após uma decisão do TSE.

Vice, nem tão certo assim

Depois de ser reeleito com uma avalanche de votos, Neto vem novamente na disputa e disse que não abre mão de manter seu vice, o engenheiro Sebastião Faria. A dupla, no entanto, corre o risco de se desfazer. Tudo por conta a ida de Faria para o PL, que estaria articulando outro nome para a chapa. A informação foi divulgada pelo jornal AQui, com exclusividade, no final de semana.

Peças do xadrez políticos sofrem mudança

O empresário Mauro Campos disputará pelo Novo | Foto: Divulgação

Conforme o semanário divulgou em primeira mão, um almoço na casa do prefeito, no Jardim Amália, com lideranças do PL, selou a filiação de Faria ao partido e, ao mesmo tempo, destitiu o empresário Mauro Campos, pré-candidato à prefeitura, e que até então era presidente municipal da legenda. O encontro mexeu no xadrez político da eleição de Volta Redonda. Mauro continua pré-candidato a prefeito. Concorrerá pelo Novo. O comando do PL voltou para as mãos do empresário Antônio Cardoso, que havia sido destituído por Mauro após ao menos 30 anos à frente da legenda. Com isso, Neto entra na briga pela reeleição com PP e PL.

Flávio Bolsonaro quer outro vice

Alexandre Ramagem liderou a reunião na casa de Neto, que pediu ajuda de um vereador de sua base aliada para conseguir o número do telefone do deputado estadual e iniciar as negociações. O prefeito foi certeiro em sua decisão. Só não contava que o senador Flávio Bolsonaro sugerisse o nome do ex-deputado estadual, Edson Albertassi, para compor a chapa e entrar como vice. Atualmente, Albertassi é assessor especial de Neto e tem peso em suas decisões. É um dos principais articuladores das nominatas dos candidatos.

Apoio para reeleição de vereadores

Aliás, o prefeito de Volta Redonda já declarou que fará o que for preciso para reeleger os 18 vereadores de sua base aliada. A declaração sobre a eleição do Legislativo foi dada, na semana passada, em entrevista o programa do jornalista Dário de Paula. "Nunca governei com uma Câmara como essa. A cidade estava quebrada e graças a eles consegui reerguer o município e aprovar projetos essenciais para isso", disse Neto, durante sua entrevista semanal na Rádio Sintonia do Vale. "Tenho que retribuir o que eles fizeram", resumiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.