Dengue: VR abre novo centro de hidratação e BM recebe vistoria do Estado

Por

UBSF Vila Mury vai atender exclusivamente casos da doença

Volta Redonda irá ganhar a partir de hoje (06), o quinto centro de hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Mury, localizada na Avenida Amazonas, vai atender exclusivamente pacientes com sintomas da doença e também de Covid-19, todos os dias, das 7h às 22h. Os demais atendimentos dessa unidade vão continuar sendo feitos na Avenida Mariana do Carmo Nogueira Reis, também na Vila Mury.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressaltou que a medida visa ampliar o acesso ao serviço de hidratação, beneficiando todas as regiões do município. Com a abertura desse novo polo, os moradores dos bairros Retiro, Siderlândia, Belmonte e Padre Josimo, por exemplo, poderão se direcionar à unidade ao apresentar algum sintoma de dengue.

Além da abertura dos polos de hidratação, houve reforço das equipes médicas que atuam nas unidades básicas de saúde. A prefeitura contratou sete novos médicos, oito enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Vanessa Huguenin, reforçou que o primeiro atendimento em caso de dengue deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de casa. Não é indicado procurar os hospitais para o primeiro atendimento. Estas unidades precisam estar livres para atender emergências, como acidentes, infartos e até os casos mais graves de dengue, por exemplo.

"Todas as unidades básicas de saúde estão prontas para receber o paciente em caso de suspeita ou confirmação de dengue. Além disso, temos agora cinco centros de hidratação que funcionam com horários ampliados. O paciente vai receber nessas unidades básicas todo o atendimento necessário, inclusive com a medicação, e, se for preciso, será encaminhado para um dos hospitais de emergência", explicou a coordenadora.

Há outros centros de hidratação para pacientes com dengue em outras unidades de Volta Redonda. Está em funcionamento, todos os dias, a UBSF São Geraldo, com atendimento 24 horas; UBSFs Vila Mury, 249 e Santa Cruz atendem das 7h às 22h; e a Academia da Saúde do bairro Volta Grande das 7h às 19h.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também funcionam as UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande.

Barra Mansa

Já em Barra Mansa, além do reforço na equipe de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da infecção, o município está em constante contato com o estado, para intensificar a prevenção e o tratamento. Nesta segunda-feira (04), a cidade recebeu uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado, para fazer uma visita nas três unidades sentinelas, que estão funcionando das 07h às 19 horas, na Clínica da Família (no bairro Vista Alegre), na USF Ano Bom e na USF Julio Caruso (no bairro Boa Vista III).

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, falou sobre esse constante contato com o estado e a importância do trabalho que está sendo realizado nas unidades sentinelas. "Nosso intuito é somar forças e trazer para Barra Mansa todo tipo de tratamento e formas de combate ao mosquito. Em relação às unidades, elas contam com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que fazem o atendimento e a classificação de risco. É importante frisar que as gestantes devem buscar atendimento no Hospital da Mulher, enquanto as crianças precisam ser levadas à UPA", explicou o secretário.

Mesmo buscando reduzir os impactos da dengue e potencializar formas de prevenção, Sérgio fez um apelo. "Ainda não estamos em estado de calamidade, porém os casos vêm aumentando. É extremamente importante que as pessoas abram as portas de suas casas e recebam os agentes. Além disso, monitorar seus quintais, pelo menos uma vez por semana, faz uma grande diferença", orientou Sérgio.