A 5º Bienal do Livro de Volta Redonda, do Instituto Dagaz, foi aberta na manhã desta quinta-feira (4) na Ilha São João. Neste ano, o evento está sendo realizado com a Prefeitura de Volta Redonda e seguirá até domingo (7), das 9h às 22h, com entrada gratuita.
Com a temática “Gentileza Gera Gentileza”, a Bienal do Livro presta uma homenagem a José Datrino – o Profeta Gentileza –, criador da famosa frase tema do evento. Completando este tributo, seu neto Vagner Datrino participou do primeiro dia da Bienal do Livro de Volta Redonda, ao lado de sua tia.
Vagner destaca que se emocionou com a passagem pela bienal e por presenciar a homenagem à seu avô. "Nos 35 anos da vida dele como Profeta Gentileza, ele propagou a mudança do ser humano por dentro, e a Gentileza é a chave de uma manhã melhor. Então, quando você vê uma bienal que homenageia ele, várias crianças aqui, escolas, professores, educadores, aqui é o local, verdadeiramente, em que meu avô estaria. Ele está presente aqui nesse movimento, dando luz, dando esperança a todos. A gente precisa sentir a gentileza no coração das pessoas que passam por aqui”, disse.
Na manhã desta quinta-feira, alunos das redes pública e privada do município visitaram os estandes e participaram das apresentações, que incluíram dança e contação de histórias.
Atrações diversas
Dentro da programação da 5º Bienal do Livro de Volta Redonda há palestras, debates, lançamento de livros com autores regionais, além de oficinas, contação de histórias, shows e exposição. São 100 atrações, 80 escritores, 30 expositores, 20 mesas de debates com convidados de vários estados e apresentações artistas dos cursos do Dagaz.
A programação completa pode ser conferida no perfil @bienaldolivrovr, no Instagram, ou no site: www.institutodagaz.com.br