Por:

Museu do Caminho do Ouro será o novo polo turístico em Paraty

Obra prevista para setembro integra região com cachoeiras e atrativos culturais; conselheiros do COMTUR fazem 1ª visita técnica | Foto: Divulgação

Paraty receberá as obras do Museu do Caminho do Ouro, novo polo turístico, em setembro deste ano. O local vai destacar o trajeto que ligava Paraty ao interior de Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro por meio de exposições e elementos socioculturais. A obra, iniciada em janeiro, está localizada na Estrada Paraty-Cunha no bairro Penha, na entrada do percurso histórico Caminho do Ouro, próximo à tradicional Igreja da Penha. A instalação também é caminho para as cachoeiras conhecidas como Tobogã e Tarzan, e situada de frente ao alambique Engenho D’Ouro e a casa de farinha.

Nesta terça-feira (2), integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) fizeram a primeira visita técnica ao novo espaço juntamente à Secretaria de Turismo. O engenheiro Júnior Bertol, da Secretaria de Obras, assumiu o acompanhamento técnico e participou da visitação.

O secretário de Turismo, Tuco Gama, afirmou que o museu tem o intuito de preservar e mostrar a cultura paratiense. Sobre o local da construção, na antiga escola estadual Monsenhor Pizarro, ele frisou a beleza e a posição estratégica.

 

Está previsto que o Museu do Caminho do Ouro tenha exposições de peças vindas do acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além do Conselho solicitar objetos e peças históricas a instituições museológicas do Rio de Janeiro.

Outra pauta que está sendo discutida nas reuniões do COMTUR é a gestão do equipamento em construção, ainda sem definição sobre quais setores terão a responsabilidade de administrar o funcionamento do prédio e tomar as decisões a respeito, por exemplo, da curadoria de ordem turística e cultural. Representantes do empresariado veem boa oportunidade de negócio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.