Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Oficinas da Cidadania são iniciadas em Angra dos Reis

Ação acontecerá em todos os CRAS da cidade | Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra dos Reis divulgou o calendário das Oficinas de Cidadania no município. Essas oficinas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e oferecem uma variedade de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a idade dos participantes. A ação será realizada em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Angra. As inscrições serão realizadas nos próprios CRAS, e cada unidade oferecerá uma grade diferente de oficinas.

Resende recebe novo veículo

A Prefeitura de Resende recebeu um novo veículo, doado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O carro será utilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para atender demandas da pasta. O veículo foi entregue no Jardim de Inverno do Palácio da Guanabara, no Rio, na presença do Governador Cláudio Castro e da secretária de Estado e Direitos Humanos, Rosângela Gomes.

Propósito do veículo

De acordo com a secretária municipal de Assitência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, o veículo será utilizado para atender a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atendendo as necessidades de todos os serviços: Cadastro Único, PROCAD, Vigilância Socioassistencial, Ouvidoria da Assistência Social, Gestão Financeira.

Filme sobre eletricidade em Paraty irá para o streaming

O filme "Samuel e a Luz", que registrou a comunidade caiçara de Ponta Negra, em Paraty, está ganhando visibilidade na indústria cinematográfica do Brasil. A produção, gravada de 2016 a 2022, foca na rotina familiar do personagem Samuel e nas instalações da energia elétrica na zona costeira por meio do 'Programa Luz Para Todos', que atende mais de 2 mil pessoas atualmente. Desde outubro do ano passado, o filme está sendo exibido em festivais e circuitos especializados, e estará disponível nas plataformas de streaming em todo o país a partir do segundo semestre deste ano.

Museu histórico será novo polo turístico de Paraty

Paraty receberá as obras do Museu do Caminho do Ouro, novo polo turístico, em setembro deste ano. O local vai destacar o trajeto que ligava Paraty ao interior de Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro por meio de exposições e elementos socioculturais. A obra, iniciada em janeiro, está localizada na Estrada Paraty-Cunha no bairro Penha, na entrada do percurso histórico Caminho do Ouro. A instalação também é caminho para as cachoeiras, o alambique Engenho D'Ouro e a casa de farinha.

O secretário de Turismo, Tuco Gama, afirmou que o museu tem o intuito de preservar e mostrar a cultura paratiense. Sobre o local da construção, na antiga escola estadual Monsenhor Pizarro, ele frisou a beleza e a posição estratégica. Está previsto ainda que o Museu tenha exposições de peças vindas do acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Também foram solicitados objetos e peças históricas a instituições museológicas do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.