O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Nerto, do PP, voltou a frisar que o engenheiro Sebastião Faria é melhor vice do mundo. E mais: descartou qualquer possibilidade de abrir mão do nome de Faria em sua chapa na pré-candidatura á reeleição. A afirmação foi dada nesta quinta-feira, dia 18, do programa do radialista Dário de Paula, que indagou o prefeito sobre uma eventual chance de o ex-deputado estadual Edson Albertassi, atualmente assessor especial da prefeitura, entrar na chapa como vice, nas eleições de outubro.
Faria bem de saúde, diz Neto
Neto disse que Albertassi faz um bom trabalho e traz muitos benefícios para Volta Redonda: "As pessoas não imaginam o que o Albertassi faz para o município", disse Neto, e completou, em seguida: "Mas o meu vice continuará sendo o Faria. Não abro mão dele de forma alguma", disse, descartando que o engenheiro estaria com a saúde debilitada: "Pelo contrário, ele está muito bem".
Albertassi e a Alerj
Pelo menos, por enquanto, está sacramentado que a chapa para disputar a reeleição é Neto e Faria. São os pré-candidatos a prefeitura da Cidade do Aço. Já nas eleições para deputado, a situação será diferente: Albertassi está com disposição total para voltar ao seu reduto: a Alerj. Já falou a aliados que a sua pré-candidatura a deputado estadual é certa e, inclusive, foi combinada com Neto.
Vereador quer conscientizar sobre o espectro autista
Abril Azul. Este é o nome do Projeto de Lei Municipal considerando Abril, o mês destinado às ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A legislação é do vereador Hálison Vitorino (Republicanos), aprovada em segunda votação na Câmara Municipal, e segue para sanção ou veto do prefeito Antônio Francisco Neto. Caso implementada, a legislação propõe que o "Abril Azul" seja inserido no Calendário Oficial de Eventos de Volta Redonda. O período deverá ser destinado às campanhas de esclarecimento e ações educativas voltadas à conscientização sobre o autismo.
Adesão da sociedade e compromisso
O objetivo é ainda estimular a adesão da sociedade no compromisso e debates acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A legislação também estabelece a inclusão do "Abril Azul" na logo de calendários e eventos realizados no decorrer do mês. Para que o projeto seja executado, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com as iniciativas pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades. Os símbolos da campanha são na cor azul. Ele lembrou que, segundo pesquisas realizadas em diversos países, um caso de autismo é registrado a cada 110 nascimentos. Dados levantados pelo vereador estimam que no Brasil, pelo menos 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com autismo.
Parcerias públicos e privadas
Para que o projeto seja executado, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com as iniciativas pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades. Os símbolos da campanha são na cor azul. "A campanha visa impulsionar o compromisso político e a cooperação institucional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais, da saúde das pessoas com o transtorno", ressaltou o vereador.