Ampliando a campanha do Pacto pela Segurança Viária, a K-Infra destaca a urgência de medidas preventivas para motociclistas na BR-393. Acidentes de moto representam alta mortalidade nas rodovias, frequentemente devido à vulnerabilidade dos condutores frente à exposição direta durante colisões.
A alta velocidade, a desatenção ao trânsito, o descumprimento das normas de segurança, a falta de equipamentos adequados e a realização de manobras perigosas são fatores críticos que contribuem para o elevado índice de fatalidades e lesões graves entre motociclistas. A K-Infra alerta que a prevenção começa com o compromisso de cada condutor em seguir as regras de trânsito e adotar uma postura responsável ao volante.
Seguem algumas dicas da K-Infra para o uso dos equipamentos de proteção pelos motociclistas, para minimizar os riscos. Entre elas, adoção de vestuário apropriado. Detalhe: as roupas devem ser feitas de tecidos resistentes (couro, lona, jeans) que cubram o corpo todo; Calçados resistentes e preferencialmente que dispensem uso de cadarços, para não enroscar na corrente da moto; Utilize luvas. O uso correto do capacete é primordial.