Por:

'Serenata Tupi' promove coral indígena em Volta Redonda

O compositor e pesquisador da cultura indígena Sergio Vieira é autor do projeto | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (25) no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, em Volta Redonda, haverá a apresentação inédita do musical do projeto "Serenata Tupi" com Sergio Vieira e o Coral Indígena Guarani Tenonderã. A apresentação, que acontece de 14h às 16h ao lado do Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, reunirá um repertório com músicas tradicionais indígenas Guarani e canções feitas por Sergio Vieira em parceria com os indígenas Parakanã (Amazônia), dos quais escreveram poemas no próprio dialeto Parakanã (tronco linguístico Tupi) e musicados com ritmos da MPB (Samba, Toada e Bossa Nova). O trabalho de musicalização foi utilizado nas escolas indígenas à época como ferramenta metodológica para o desenvolvimento das escolas indígenas.

O projeto foi selecionado no edital "Projetos Livres" da SMC (Secretaria Municipal de Cultura) sendo patrocinado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Grupo étnico-musical nascido na Aldeia Sapukai - Bracuí, localizada em Angra dos Reis, o Coral Guarani Tenonderã é a mais perfeita tradução da conexão profunda dos indígenas com a música. Dedicado a apresentar cantos tradicionais dos Guarani Mbya, o coral expressa com o seu canto a história do povo guarani e sua trajetória, transformando em música o conhecimento de seus antepassados. A palavra Tenonderã significa "o caminho, a missão que o povo guarani deve seguir".