Centro de Alzheimer faz 10 anos e ganha celebração
Unidade funciona em Volta Redonda e é a primeira da AL
O Centro Dia Synval Santos está completou na sexta-feira (5) dez anos, mesmo dia em que a usuária Maria Vasconcellos, moradora do bairro Monte Castelo fez cem anos de vida. A unidade é a primeiro de atendimento a pessoas com Alzheimer da América Latina e visa fornecer o atendimento qualificado e continuado. Ao longo desses 10 anos, atendeu a mais de 350 usuários.
O centro fornece orientação, escuta, acolhimento e acompanhamento das famílias. Em 2022, ganhou o prêmio "Experiências Exitosas: 80 ", no 12° Congresso Sul Brasileiro de Geriatra e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, realizado no Rio Grande do Sul.
A coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Daniele Freire, fez uma retrospectiva desde a criação do espaço.
"Não tínhamos modelo nenhum para nos basear, começamos a criação desse espaço do zero. Formamos um grupo para pensarmos em algo que não existia", disse a coordenadora.
Instalações
O Centro Dia fica na Rua 548, número 101, no bairro Jardim Paraíba, ocupando uma área construída de 870 metros quadrados. A unidade possui dois andares com recepção, três salas de atividades, duas salas de repouso (com TV, lavabo e banheiros adaptados), sala de acolhimento, sala da diretoria e equipe, sala para equipe de apoio, cozinha, refeitório, área de convivência coberta, área para caminhada, área externa, banheiros masculino e feminino adaptado e auditório para 50 pessoas e recepção, entre outras.
Atendimento
Os atendimentos no Centro de Alzheimer acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade possui capacidade para 70 idosos, sendo 25 atendidos diariamente. Todo o trabalho, metodologia e premissas do atendimento são pautados na Política Nacional de Assistência Social, cujo foco sempre se direciona para a família e suas necessidades. Assim, numa vertente social e menos medicamentosa, o Centro Dia Synval Santos se propõe fornecer aos idosos um trabalho para sua promoção e manutenção dos vínculos sociais e familiares.
Para avaliação social, realizada pela equipe multidisciplinar, os idosos devem apresentar o laudo médico com diagnóstico da Doença de Alzheimer em fase inicial ou média de seu desenvolvimento. Já dentro da esfera e critérios da Assistência Social, o critério é priorizar o menor número de pessoas no cuidado diário do idoso, maior grau de estresse familiar, maior nível de sobrecarga do cuidador e menor renda.
Na solenidade de comemoração, o prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, aproveitou para agradecer o trabalho que vem sendo realizado pela equipe na reconstrução do Social em Volta Redonda.
"Quero parabenizar essa equipe eficiente, que não mede esforços para avançar nos serviços oferecidos a nossa população", disse o prefeito.
O deputado estadual Munir Francisco que esteve presente no evento.
"A assistência social de Volta Redonda é referência no país, e comemorar dez anos de um espaço tão maravilhoso como esse me dá muito orgulho. Quando inauguramos, em 2014, foi uma grande festa, e hoje estamos aqui comemorando que deu certo", disse.