A concessionária Águas das Agulhas Negras, que atende o município de Resende, está dando continuidade ao Programa de Substituição de Hidrômetros, promovendo a troca dos medidores de consumo de água que estão com a vida útil avançada ou desgastados pelo tempo. Este ano, a empresa pretende substituir cerca de 4.500 hidrômetros, em diversos bairros da cidade.
"O hidrômetro é um equipamento de precisão que mede o volume de água consumido dentro de um imóvel, seja por uso nas saídas de água ou quando há um consumo não desejado, ocorridos por vazamentos, na maioria das vezes imperceptíveis na tubulação interna do imóvel", explicou a coordenadora Comercial da concessionária, Estéfane Rodrigues.
Existe uma normativa do Inmetro, por meio da Portaria 246/2000 e a Lei Federal nº 11.445/2007, que recomenda a troca do medidor de consumo regularmente, considerando a vida útil e o desgaste pelo tempo.
"Temos o compromisso de reduzir as perdas físicas de água, combatendo irregularidades e vazamentos. Para ser possível a identificação de desperdícios e ter um controle apurado sobre a quantidade de água consumida mensalmente, o medidor precisa estar em boas condições", ressaltou Estéfane.
Sem custo adicional
A prestação desse serviço não possui nenhum custo adicional ao cliente e está prevista no contrato de concessão com o município.
"Esse trabalho é realizado por equipes terceirizadas da concessionária, devidamente uniformizadas e identificadas. Por ser um equipamento ativo da concessionária, não é necessário ter a autorização do cliente para realizar a troca. Entretanto, procuramos dar ciência sobre a importância e necessidade de substituir o hidrômetro", informou a coordenadora Comercial.
Em caso de dúvidas, a central de relacionamento da concessionária está disponível para atendimento pelos canais: WhatsApp: (21) 97211-8064, Aplicativo Cliente Água, site www.aguasdasagulhasnegras.com.br e 0800 762 0422.