Por:

CORREIO DO VALE: Eletronuclear esclarece que exercício de emergência só acontece em anos ímpares

Município de Angra dos Reis tem três usinas nucleares | Foto: Reprodução/ EletroNuclear

A Eletronuclear divulgou nota, na semana passada, esclarecendo que não procede a informação de que será realizado, ainda em 2024, o exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra. Detalhe: o simulado, que é supervisionado pelo GSI e coordenado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, ocorre, normalmente, a cada dois anos, nos anos ímpares. O último foi justamente no ano passado: em 2023. Nos outros anos, pares, como 2024, há o exercício parcial.

Simulado parcial já tem data

Ambos os exercícios avaliam a eficácia da estrutura de resposta em caso de um acidente nas usinas nucleares. A próxima simulação está marcada para o período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2024, e envolverá profissionais de cerca de 60 instituições, nas esferas federal, estadual e municipal. Eles farão uma série de atividades, sem deslocamento ou envolvimento da população.

Operação complexa em 2023

A 29ª edição do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear aconteceu no período de 15 a 18 de agosto do ano passado e reuniu centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Mais de 1.300 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participaram. Uma operação complexa.

Vice de Pinheiral lança pré-candidatura à prefeitura

A professora Sediene Maia, vice-prefeita de Pinheiral, caminhará em lado oposto ao prefeito Ednardo Barbosa. Ela lançou no sábado (11), no Salão Stylus, a pré-candidatura à Prefeitura PSD, com apoio do Novo e do Avante. Terá ao seu lado o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, do PP, e o deputado estadual Munir Neto, responsável por levar Sediene para o PSD. Neto estava nostálgico. ""Eu fui o autor do projeto de lei que permitiu emancipar o município de Pinheiral", disse. "Acompanhei a gestão de todos os prefeitos e vi o quanto todos eles contribuíram para o desenvolvimento desta cidade", concluiu o prefeito.

Apoiadores de toda a região

O deputado estadual Munir Neto aproveitou para falar à população: "Eu tenho o compromisso de trabalhar para fortalecer o município de Pinheiral", destacou. Participaram ainda do evento o vereador Sena, de Piraí, a pré-candidata a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, o pastor José Dias, representando o pastor Rinaldo Dias, presidente das Assembleias de Deus Ministério Madureira no Sul Fluminense e a ex-secretária de Assistência Social e pré-candidata a vereadora de Volta Redonda, Carla Duarte, do grupo do prefeito Neto.

Desde a infância no município

Vice-prefeita em seu segundo mandato, Sediene Maia, que mora em Pinheiral desde os seus dois anos de idade, disse que conhece a realidade da população. "Eu vivo em Pinheiral desde que eu me entendo por gente. Conheço a realidade da população, as principais demandas do povo e estou disposta a correr atrás de recurso, apoio e parceria para avançarmos cada vez mais. Precisamos melhorar a saúde pública do nosso município e acabarmos com o problema de falta d'água", concluiu a pré-candidata, ao final do lançamento.