Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Tentativa de fraude em título em Resende acaba em prisão

Fraude em transferência de título é impedida | Foto: Divulgação/TSE

Tentativa de fraude em título em Resende acaba em prisão

O tom de tumulto na campanha eleitoral de Resende foi dado na semana passada, quando policiais militares prenderam um homem, de 32 anos, que estaria tentando fazer, de forma fraudulenta, a transferência eleitoral de Nova Iguaçu para Resende. A prisão aconteceu no cartório eleitoral do de um shopping após denúncia feita por uma funcionária do cartório que estranhou a documentação entregue pelo suspeito. Segundo informações da PM, ele teria admitido que iria receber R$ 200 para transferir o título eleitoral para Resende.

Cadastro eleitoral está fechado

Não foi informado, no entanto, quem teria feito o pagamento para ele transferir o título. O caso está registrado na Delegacia de Resende, que faz a investigação. A prisão do suspeito ocorreu na segunda-feira, dia 06, na reta final para regularização do título, que terminou na quarta (08). Encerrado o prazo, o cadastro eleitoral é fechado, sendo reaberto somente depois do pleito.

Prazo para biometria encerrado

Quem precisava cadastrar a biometria junto à Justiça Eleitoral também teve até a última oportunidade até quarta-feira, dia 08. A data final estipulada em 8 de maio para as alterações nos títulos eleitorais está prevista na Lei das Eleições, que determina o fechamento do cadastro eleitoral em um prazo de 150 dias antes do dia da votação. O acesso ao sistema volta em 5 de novembro.

Eleição desse ano não tem voto em trânsito

Eleitores só podem votar no domicílio eleitoral | Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito. O voto em trânsito é válido apenas para eleições gerais. Nas eleições municipais, como ocorrem em outubro deste ano, ele não vale. Portanto, quem não estiver em seu domicílio eleitoral e não puder votar, deve justificar a ausência, preferencialmente pelo aplicativo e-Título. Detalhe: mesmo que a eleitora ou o eleitor não possa comparecer no primeiro turno da eleição, ela ou ele ainda tem o direito de votar no segundo: basta estar em dia com a documentação da Justiça Eleitoral. 

Volta Redonda tem dois turnos

Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades com mais de duzentos mil eleitores, como é o caso de Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, em que o segundo turno seja necessário, o pleito ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.

'Pé na Roça' em Mauá

Um dos principais destinos turísticos de inverno do estado, o distrito de Visconde de Mauá, em Resende, precisa atrair visitantes também nos dias mais quentes. Esse é o mote da indicação nº 7.968/2024, de autoria do vereador Hick Sene, que propõe à Prefeitura a criação da festa "Pé na Roça", a ser realizada no período de baixa temporada. O parlamentar alega que a medida vai ajudar a movimentar a economia local. "No período de frio, temos a tradicional Festa do Pinhão, mas seria bom para o comércio e o turismo que também houvesse um evento significativo nos dias mais quentes", argumenta. Ainda de acordo com Hick, a festa contaria com uma programação extensa, incluindo shows de artistas locais, parque de diversões e comidas sertanejas.