Por:

'A gente é o que come': vida saudável se torna tendência

O número de vendedores de lanches saudáveis cresceram nos últimos anos | Foto: Reprodução: Unimed Rio Preto

Por Lanna Silveira

O estilo de vida "fitness" tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas de todas as idades que buscam mudanças em seu estado físico e mental. A elaboração de novos hábitos alimentares, por meio de acompanhamento nutricional e consumo de marmitas e lanches "fit", é um dos principais focos de quem quer ser mais saudável.

De acordo com Rodrigo Martinho, nutricionista de Volta Redonda, a maioria das pessoas que procuram seu atendimento buscam emagrecimento, crescimento de massa muscular e melhora geral da saúde. Sua proposta é sempre elaborar dietas flexíveis e que se alinhem a rotina do paciente, sem restrições.

"Acredito que tudo que é imposto de forma radical não terá um resultado duradouro", explica Rodrigo, complementando que mantém contato semanal com seus clientes para acompanhar seus resultados, fazendo ajustes na dieta quando é necessário.

Seu propósito é garantir que os pacientes não somente alcancem a forma física desejada, mas também sejam saudáveis em todos os níveis. Tanto durante as consultas quanto em suas redes sociais, o nutricionista se posiciona contra dietas restritivas que exijam sacrifícios do cliente. Para ele, esse tipo de rotina faz com que as pessoas não consigam seguir com a dieta e percam a motivação.

"Como resultado, os pacientes chegam com psicológico abalado, saúde desregulada, corpo inflamado e metabolismo lento. Ou seja, esse tipo de dieta vende algo que não cumpre e gera resultados reversos", conclui.

O método de Rodrigo funciona para a maioria de seus pacientes, que fazem questão de ressaltar que comem "comida de verdade" com as dietas. Ele ressalta que o retorno positivo aumenta a autoestima dos clientes e lhe fazem "extremamente feliz" como profissional.

A professora Giovana Barbosa iniciou um acompanhamento nutricional em fevereiro deste ano, com o objetivo de perder gordura. A nova dieta também está alinhada à prática de exercícios físicos três vezes por semana.

Segundo Giovana, sua nutricionista considerou tudo que já fazia parte de sua alimentação para elaborar sua dieta, além de levar em conta os empecilhos de sua rotina. O regime também inclui refeições livres que permitem o consumo de comidas mais pesadas. "Quando como, posso escolher o que eu tiver vontade, mas evito exageros", pontua.

Essa não é a primeira vez que Giovana busca orientação alimentar, mas em outras ocasiões foi difícil manter a dieta por muito tempo. Para ela, a força de vontade e a paciência são importantes para conseguir resultados.

"Nem sempre é fácil; em alguns momentos vamos comer algo fora do plano, ou a transformação do corpo vai demorar, mas temos que confiar no processo", aponta. Ela também considera que o nutricionista precisa se atentar às particularidades, vontades e até mesmo ao emocional do paciente para planejar a reeducação alimentar.

Solução saudável

Com o aumento dos seguidores de dieta e da consciência sobre os malefícios da comida industrializada, surgiram diversos produtores caseiros de marmitas e alimentos "fit", com baixa quantidade de açúcares, gorduras e carboidratos. Simone Louredo é dona da "Mr. Diet" (@mr.dietvr), que comercializa lanches e sobremesas para quem possui restrições alimentares ou simplesmente busca opções mais saudáveis.

A ideia de começar o negócio veio da necessidade de adaptar receitas para seu filho, diagnosticado com diabetes aos seis anos. Nesse período, Simone notou que restaurantes e lanchonetes não ofereciam pratos para diabéticos e, após pessoas conhecidas abraçarem a iniciativa, ela decidiu comercializar os alimentos que preparava em casa em várias cidades da região Sul Fluminense.

O cardápio da Mr. Diet inclui bolos, cestas de café da manhã, mini sobremesas, tortas, biscoitos e várias outras opções salgadas e doces. Simone reforça que todos os produtos são totalmente orgânicos, sem adição de conservantes e que, além da opção zero açúcar, também são oferecidos lanches zero lactose e low carb.

Todas as receitas foram elaboradas com a orientação de um chef de cozinha e de uma nutricionista. O objetivo de Simone é permitir que as pessoas - especialmente, as com restrições alimentares- possam comer lanches de qualidade, com baixo teor de gordura e "sem culpa".

*Estagiária