Por:

Trecho da BR-393 em B. do Piraí ficará totalmente interditado neste sábado

Pista será interditada para a movimentação de materiais | Foto: Divulgação

A K-Infra, concessionária responsável pela Rodovia do Aço (BR-393), informou que neste sábado (18), das 6h às 18h, a pista no km 258, em Barra do Piraí (RJ), será totalmente interditada para a movimentação de materiais da obra de recuperação da drenagem e pista principal sentido sul. O local conta sinalização e equipes da concessionária para orientar os motoristas. A orientação é evitar o local.

Com a medida, não será possível trafegar pela BR-393 nesse trecho (KM 258) , sendo necessária a utilização de rotas alternativas para que o motorista prossiga sua jornada tanto no sentido sul, como norte. É proibida a circulação de veículos de carga pesada, caminhões e carretas no perímetro urbano de Barra do Piraí, exceto os que tenham como origem ou destino a cidade, conforme decreto municipal nº 581, de 29 de fevereiro de 2024.

Para veículos de passeio, é possível acessar Barra do Piraí nos km 252 ou 255, retornando à BR-393 no km 259 ou sair de Volta Redonda rumo a cidade pelo km 259 da BR-393. Para carretas e caminhões que vem sentido nordeste partindo de São Paulo, devem seguir pela Dutra e, posteriormente, pela BR-101; já para sentido Três Rios partindo de São Paulo, pode seguir pela Dutra e, posteriormente, pela BR-040; sentido São Paulo partindo de Três Rios, pode seguir pela BR-040 sentido Petrópolis e, depois, pela Dutra.

A operação tem como objetivo cumprir a última parte da reconstrução do trecho da rodovia, destruído pelas chuvas em fevereiro deste ano. A K-Infra informou que está trabalhando para finalizar a recomposição da pista sentido sul, com previsão de conclusão para a primeira quinzena de junho. A pista norte já foi liberada para o tráfego em sistema de pare e siga.

Os usuários podem obter mais informações sobre o andamento das obras e outras notificações de trânsito através dos canais oficiais da K-Infra ou pelo telefone 0800 2853 393.

Relembre o caso

Em fevereiro, uma chuva intensa fez com que o asfalto da BR-393 cedesse na altura do bairro Lago Azul, em Barra do Piraí, e abrisse uma cratera. A estrada já havia sido interditada no dia anterior por causa do risco de ceder.

Na ocasião, devido às chuvas, uma família morreu soterrada em um deslizamento de terra que caiu sobre um imóvel de três andares no Centro. Entre as vítimas, estava uma idosa, o filho, sua nora e um bebê de 1 ano e 10 meses.