Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: MPRJ se manifesta contra liminar de Ailton Marques

Ailton Marques tem manifestação contrária do MP | Foto: Divulgação

MPRJ se manifesta contra liminar de Ailton Marques

O ex-prefeito de Porto Real, Ailton Marques, corre o risco de ficar fora da disputa eleitoral à prefeitura. É que o Ministério Público do Rio de Janeiro se manifestou contrário à ação que pede a nulidade dos decretos da Câmara Municipal que rejeitaram as contas do município referente aos anos de 1019 e 2020, quando Ailton era prefeito. O MP afirma que "verifica-se que não se encontram presentes os requisitos para concessão do pedido liminar, devendo ser ressaltado que os decretos legislativos datam de quase dois anos ou mais..."

 

Ex-prefeito teve contas reprovadas

A manifestação do Ministério Público saiu essa semana. O ex-prefeito ainda deve recorrer e ir às últimas instâncias na tentativa de conseguir concorrer à prefeitura nas eleições de outubro. Ailton era vice de Jorge Serfiotis, pai do atual prefeito Alexandre Serfiotis, e assumiu o Executivo em 2017, quando Jorge morreu. Na época, Alexandre era deputado federal e depois venceu as eleições de 2020.

Serfiotis vem pelo MDB

Alexandre Serfiotis é pré-candidato à reeleição pelo MDB e tem apoio dos caciques do partido. O evento realizado, na semana passada, para confirmar o seu nome, reuniu o deputado estadual Rosenverg Reis e o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, presidente da sigla no Estado do Rio. Militantes do partido e pré-candidatos a vereador participaram do encontro.

Vereadores sob ameaça de perderem os cargos

Renan é acusado de improbidade administrativa | Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Porto Real, Renan Márcio, enfrenta pedido para ser retirado do cargo por suspeita de improbidade administrativa. O Ministério Público do Rio de Janeiro mira também o vereador Ronário de Souza da Silva por suspeita da prática conhecida como "rachadinha". De acordo com a denúncia do MP, ele exigia que uma de suas assessoras dividisse o salário com ele. Caso contrário, iria exonerá-la, conforme detalha a denúncia do MP. Dos quatro mil que ela recebia, o vereador teria pedido a metade, que teriam ainda que ser entregues pessoalmante.

Suspensão de cobrança de tarifa

A Câmara de Angra dos Reis pediu a suspensão da cobrança de tarifa de água e esgoto de todos os imóveis no bairro Bracuí afetados pelas inundações de 8 e 9 de dezembro de 2023. O vereador Mascote leu na tribuna o ofício enviado pela Câmara ao presidente do Saae, na sessão desta terça-feira (14). Na causa animal, o vereador Dudu do Turismo solicitou, através de indicação legislativa, que o Poder Executivo leve o projeto de castração de animais até outros pontos da Ilha Grande, como a Praia do Bananal e a Praia do Matariz. Já as vereadoras vereadoras Titi Brasil e Jane Veiga ainda reforçaram a importância da campanha Angra Solidária, que está arrecadando mantimentos para Sul.

Indicação para a Saúde

Uma indicação aprovada nos últimos dias pela Câmara de Resende promete tornar a saúde pública da cidade mais completa. A proposta foi feita pelo vereador Paulinho Futsal (Cidadania) e consiste na criação de um centro de atendimento de acidentes por animais peçonhentos. O vereador destaca o papel do atendimento médico imediato na recuperação dos pacientes. "Todos sabemos da importância do atendimento rápido em acidentes com animais peçonhentos", disse.