Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Com apoio de Jordão, Ferreti oficializa pré-candidatura

Ferreti lança pré-candidatura ao lado de Jordão e Célia | Foto: Juliana Baião/Divulgação

Com apoio de Jordão, Ferreti oficializa pré-candidatura

Cláudio Ferreti (MDB) lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Angra dos Reis na noite de quinta-feira (16). Ao lado do atual prefeito Fernando Jordão e da deputada estadual Célia Jordão, Ferreti, como é conhecido, reuniu apoiadores no Real Esporte Clube, no bairro da Japuíba. Jordão, que escolheu Ferreti como sucessor de seu legado de quatro mandatos à frente da administração municipal, também falou aos apoiadores. "Ferreti é o melhor para manter o que está dando certo em Angra e trabalhar para que a cidade melhore".

 

Partidos coligados

O evento contou também com a presença dos pré-candidatos a vereador pelo MDB e pelos partidos Progressistas (PP), Podemos, PRD, Agir e Solidariedade, que formam a maior coligação nas eleições deste ano em Angra. Ferreti começou sua carreira na Prefeitura de Angra em 1985 como engenheiro civil. Participou direta ou indiretamente de pelo menos 10 mil obras na cidade.

Ex-secretário de governo

Na atual gestão do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, ele foi secretário de Governo e Relações Institucionais, entre janeiro de 2021 e abril de 2024. Nesse período, participou da elebroação de projetos como a implantação do Cartão Educação e do Programa Saúde no Olhar, a obra de saneamento da Praia do Anil e a abertura do Hospital Maternidade de Angra dos Reis.

Câmara discute distribuição de royalties na Costa Verde

Cidades no entorno da Usina podem ser beneficiadas | Foto: Divulgação/Eletronuclear

Aliás, os vereadores de Angra repercutiram, na sessão da Câmara Municipal, de quinta-feira, dia 16, a notícia de que a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do deputado federal Max Lemos, sobre o pagamento de royalties pela Eletronuclear aos municípios de Angra, Paraty e Rio Claro. Os vereadores Charles Neves, Mascote, Chapinha e Luciana Valverde citaram a importância da participação da Câmara de Angra no processo, desde audiências públicas no município da Costa Verde até a uma provável ida dos vereadores a Brasília para dicutir o assunto.

CCJ faz análise agora

O PL 3330/23 será analisado agora, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). No Brasil, a Eletronuclear é a única empresa autorizada a produzir eletricidade a partir de fonte nuclear. Conforme o projeto, a distribuição mensal dos royalties será feita da seguinte forma: 50% ao município onde a usina está localizada; no caso Angra dos Reis, e 50% aos municípios limítrofes (Paraty e Rio Claro), proporcionalmente à população de cada um deles.

Distribuição mensal

Pelo projeto, os royalties serão pagos mensalmente e os valores não poderão ser usados para pagar salários de servidores e dívidas, exceto dívidas com a União. Contudo, o projeto permite usar os recursos na educação básica pública em tempo integral, inclusive no pagamento de profissionais do magistério. Também autoriza o emprego desses recursos na capitalização de fundos de previdência municipal. "Essa alíquota permitirá uma arrecadação de royalties em montante semelhante ao que recebem os municípios que abrigam usinas hidrelétricas e têm áreas inundadas por seus reservatórios", disse Kenisto Braga, relator do projeto.