Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Nomes conhecidos ressurgem na disputa eleitoral de 2024

Eleitores vão escolher prefeitos e vereadores | Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Nomes conhecidos ressurgem na disputa eleitoral de 2024

O eleitor da região Sul Fluminense vê ressurgir no período eleitoral conhecidos nomes da política que devem entrar na disputa oficialmente em meados de julho, prazo inicial para o registro das candidaturas. O Solidariedade, do deputado Áureo Ribeiro, por exemplo, arregimentou o sindicalista Luiz de Oliveira Rodrigues, o Luizinho, para disputar uma vaga para a Câmara de Barra Mansa. Luizinho comandou o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda na década de 90 e esteve na linha de frente pela privatização da CSN. Ele em um bairro da Região Leste de Barra Mansa.

 

Deley tenta vaga no Rio

O eterno ídolo do Fluminense Deley de Oliveira, eleito deputado federal por quatro mandatos, com base eleitoral em Volta Redonda, também ingressou nas fileiras do Solidariedade. Deley irám concorrer a uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, ele é um dos assessores do deputado estadual Munir Neto, do PSD, e fica nas articulações da capital carioca.

Zoinho vem pelo Republicanos

O também ex-deputado federal Jorge de Oliveira, o Zoinho, deve vir novamente com a pretensão de conquistar uma vaga no Legislativo de Volta Redonda. Está filiado ao Republicanos, que tem os pré-candidatos à reeleição, Betinho Albertassi. Os ex-vereadores Carlinhos Santana e Paulinho do Raio X engrossam a lista da legenda, e óbvio devem entrar na corrida eleitoral de outubro.

'100% honesto só Jesus', uma declaração polêmica

Zoinho quer tentar uma vaga na Câmara Municipal | Foto: Foco Regional

Zoinho tentou ser prefeito de Volta Redonda nas eleições de 2012, quando perdeu para Neto, no segundo turno, na época o primeiro da história da cidade. O ex-deputado ficou conhecido no país inteiro quando declarou, em 2013, em Brasília, que "100 honesto só Jesus Cristo". A declaração foi dada, na época, por causa de uma investigação sobre aluguel de carros feita por 21 parlamentares. "Eu sempre falo isso aqui: santo, aqui em Brasília, não existe. Da fronteira dos estados com Distrito Federal, eles não passam para cá", afirmou o então deputado federal a um repórter do Fantástico.

 

De volta

Quem volta à cena nesta eleição é Nelsinho Gonçalves, filho do ex-deputado estadual Nelson Gonçalves. Nelsinho, que foi vice do prefeito Neto, é pré-candidato a vereador pelo União Brasil, e faz parte de uma tradicional família de políticos de Volta Redonda.

Tradição

O avô de Nelsinho, Nelson dos Santos Gonçalves, foi prefeito de Volta Redonda. A tia, Terezinha Gonçalves, foi secretária municipal de Educação, e tem seu trabalho reconhecido na área educacional. Ela morreu aos 61 anos, em 2022, quando comandava a secretaria.

Direitos violados

Em Pinheiral, o atendimento às famílias que tiveram seus direitos violados é feito pelo Creas, que possui uma equipe multidisciplinar. A secretária da pasta, Patrícia Rivello, disse que as ações visaram fortalecer a integração entre os usuários dos Cras do município.

Sem abuso

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, a Prefeitura de Pinheiral, realizou entre os dias 15 e 18 de maio, diversas ações sobre o tema.