Por Thomás de Paula
Com aumento no índice de acidentes nos últimos anos, a Avenida Beira-Rio se tornou um local de risco em Volta Redonda. Nos primeiros meses de 2024, foram noticiados oficialmente em torno de cinco casos de acidentes na avenida. O mais grave, que ocorreu no dia 11 de abril, causou a morte de uma passageira de moto táxi e deixou o condutor da moto em estado grave após a motocicleta colidir com um carro na avenida.
De acordo com o Atlas da Acidentalidade no Transporte, projeto desenvolvido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) para determinar o tamanho da acidentalidade nas rodovias federais brasileiras, a maioria absoluta das causas de acidentes de trânsito tem sua origem no fator humano. A ultrapassagem em local restrito, a realização de conversão em local proibido, circulação de veículo na contramão e excesso de velocidade são as causas mais comuns dos acidentes.
Medidas de prevenção
Levando isso em conta, em 2023, a prefeitura de Volta Redonda e a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) já haviam realizado projetos para tentar evitar mais acidentes na Beira-Rio. Entre eles, sinalizações redesenhadas e a criação de acessos seguros na avenida.
Mas os acidentes continuam sendo registrados na movimentada avenida, principal em horário de rush. Em meados de abril, por exemplo, a prefeitura de Volta Redonda realizou uma revitalização da sinalização e fez ainda a construção de uma nova rotatória no local.
A finalidade das obras, segundo a prefeitura, foi melhorar o fluxo de veículos em um trecho da Beira-Rio e aumentar a segurança no local. Assim como na última sexta-feira (10) em que outro trecho da Beira-Rio teve sua sinalização revitalizada.
Segundo a STMU, ações de prevenção de acidentes de trânsito são consideradas prioridade em Volta Redonda, portanto, ainda serão realizados outros projetos para evitar acidentes na avenida.
Entre os projetos, a obra de um trevo de acesso à Avenida dos Mineiros, que atualmente se encontra em fase de contratação para execução do projeto. A prefeitura afirma ainda que irá implementar placas suspensas, ainda essa semana. Além disso, com a finalidade de restringir a ultrapassagem de veículos na avenida, a STMU também diz que a fiscalização deverá ser intensificada em breve.