Por:

Fim da epidemia de dengue em Angra dos Reis

Casos foram registrados em Paraty e Maricá | Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (17), Angra dos Reis decretou o fim do estado de emergência de saúde pública em relação à dengue, devido à redução do número de casos registrados no município. Com isso, as tendas de hidratação, que foram instaladas no início de março para atender aos pacientes com dengue, serão desmobilizadas gradualmente a partir de segunda-feira (20).

A desmontagem das tendas ocorrerá de forma gradual, de acordo com a diminuição de casos em cada distrito. A primeira a ser desmobilizada foi a tenda da Jacuecanga, nesta segunda-feira (20), seguida pela tenda do Centro na quarta-feira (22), as do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e UPA infantil na sexta-feira (24), e, por fim, as tendas dos bairros Frade e Parque Mambucaba na segunda-feira (27).

Mesmo com o fim da emergência, o município afirma que se manterá em estado de alerta e as ações de combate à dengue não serão descuidadas. Ainda, chama atenção para a população deve continuar realizando inspeções semanais em suas casas e quintais para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

As pessoas que apresentarem sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo, devem procurar atendimento médico nas Unidades de Estratégia da Família (ESF) ou nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA).

Casos da doença

Até 16 de maio, foram registrados 14.860 casos notificados de dengue, com 10.902 casos confirmados, 2.589 descartados e 1.369 em investigação. Dois óbitos foram confirmados na cidade. As visitas domiciliares ainda continuam para buscar focos ativos da dengue.