Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Marinha adia concurso por causa de tragédia no Sul

Colégio Naval em Angra prepara os estudantes | Foto: Divulgação

Marinha adia concurso por causa de tragédia no Sul

As provas da primeira fase do concurso da Marinha do Brasil para admissão ao Colégio Naval, em Angra dos Reis, inicialmente marcadas para 8 e 9 de junho, foram adiadas para 10 e 11 de agosto. Os temporais no Rio Grande do Sul, que enfrenta situação de calamidade pública, motivaram a decisão. Das 21 cidades do país onde haverá aplicação dos exames, três estão no território gaúcho: Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria. Estão em disputa 155 vagas, das quais 143 para homens e 12 para mulheres. Os candidatos devem possuir idade entre 15 e 17 anos e ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental.

Formação militar durante o curso

Sediado em Angra dos Reis, na região da Costa Verde, o Colégio Naval prepara estudantes para ingresso no curso de graduação da Escola Naval, onde são formados os oficiais da Marinha. Enquanto cursam o nível médio, os alunos da instituição de ensino também recebem formação militar. O ciclo escolar dos alunos tem duração de três anos e ocorre em regime de internato.

Bolsa mensal durante os estudos

Durante o período de estudos, os jovens contam com bolsa mensal de R$ 1.398,30, alojamento, alimentação, uniforme e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. Além de possuir idade entre 15 e 17 anos (completados até 30 de junho de 2025), é preciso ainda ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental para se candidatar e fazer o concurso.

PP confirma pré-candidatura de Max Diamant em BM

Max Diamant é pré-candidato a vereador pelo PP | Foto: Divulgação

Mais uma pré-candidatura para vereador foi lançada em Barra Mansa. Max Diamant, 44 anos, será candidato pelo partido Progressistas nas eleições de outubro. Atualmente trabalhando como porteiro na ETA Nova do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), Max busca ser a referência política para o Centro da cidade, local onde mora. De acordo com ele, falta representatividade para a localidade no Legislativo. "O Centro é um bairro muito importante, onde temos um comércio forte, bancos, consultórios médicos e odontológicos, entre outros. Percebo que muitos bairros, mais isolados, sempre têm um representante na Câmara".

Fundador da torcida do Fla

Fundador da torcida "Fla Barra Mansa", Diamant tem em mente diversas propostas para o esporte no município. "Eu amo estar no meio esportivo. Fui um dos idealizadores de colocar telão para jogos do Flamengo em áreas públicas de Barra Mansa, o que abriu as portas para outras torcidas também. Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable e ao Furlani que sempre deram atenção para o nosso grupo".Max , que é filho do comerciante Sérgio Diamant, tem projetos para outros segmentos. "Educação e saúde sempre são prioridades, pois são pilares importantes no dia-a-dia das pessoas", concluiu.

Sustentatibilidade

Ações voltadas para sustentabilidade vão passar a ser apoiadas oficialmente pelo Poder Público em Resende. A lei, de autoria do vereador Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos), institui no município o selo "Empresa Amiga da Natureza", com o objetivo de reconhecer e incentivar práticas ambientalmente corretas. O selo será conferido pela Prefeitura e, de acordo com o vereador, visa "criar um ambiente de competitividade saudável".