Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Caneda assume secretaria de proteção a animais

Posse de novo secretário do governo de Rodrigo Drable | Foto: Divulgação

Caneda assume secretaria de proteção a animais

A histórica Fazenda da Posse foi o local escolhido pelo prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, empossar o novo secretário de Proteção e Bem-Estar dos Animais, Alexandre Caneda. A solenidade foi na manhã desta segunda-feira, dia 27. Detalhe: a pasta foi criada a partir de um projeto de autoria do Executivo, aprovado e sancionado em abril, e tem a missão de implantar e desenvolver ações, projetos, medidas de prevenção e controle de doenças e normas para proteção dos direitos dos animais.

 

Parcerias com ONGs e entidades

A nova secretaria irá funcionar na área central de Barra Mansa. Alexandre pretende firmar parcerias com entidades e ONGs que já realizam trabalhos de proteção aos animais no município . "Esse é um assunto que vem sendo discutido cada vez mais em nossa sociedade e Barra Mansa está dando um passo significativo e muito positivo nesse sentido. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo", disse.

PETs podem ganhar UBS

Drable revelou que está negociando a criação da UBS Pet, que, segundo ele, já é uma conquista que o novo secretário fez junto ao deputado federal Aureo Ribeiro. "Barra Mansa avança cada vez mais na garantia do respeito aos animais. Hoje já realizamos muitos procedimentos de castração na nossa clínica e vamos oferecer ainda mais serviços quando construirmos o hospital veterinário".

Resende também lançará biblioteca itinerante

Projeto quer levar leitura para população | Foto: Divulgação

Uma lei de autoria do vereador Professor Wilson (PL) promete ajudar a difundir o hábito da leitura em Resende. Trata-se da Lei Nº 4.169/2024 - promulgada recentemente pela Prefeitura -, que institui o programa Biblioteca Itinerante no município. O programa, que atinge as áreas urbana e rural de Resende, envolve atividades como: troca e empréstimo de livros, recebimento e doação de livros, leitura e narração de histórias, palestras, dinâmicas motivacionais, oficinas de reciclagem, teatro de fantoches, encontro de escritores e artistas em geral, apresentação de vídeos educativos e veiculação de jogos instrutivos.

Veículos adaptados

Para viabilizar a biblioteca móvel, a norma determina o uso de veículos adaptados, priorizando aqueles já pertencentes ao acervo do município e que são destinados a programas governamentais. O parlamentar destacou a importância do programa para a inclusão social. "A pouca quantidade de bibliotecas públicas nas zonas próximas à população mais carente é um agravante para a baixa taxa de leitura dos brasileiros e contribui para agravar a desigualdade", argumenta. A biblioteca móvel, segundo a nova norma, deverá ser munida de livros infantis, juvenis e adultos já disponibilizados na Biblioteca Pública.

Visitação em bairros

De acordo com a lei, as ações da biblioteca itinerante vão seguir um cronograma periódico de visitação aos bairros, que será amplamente divulgado nas comunidades beneficiadas. Além disso, as atividades devem ser realizadas preferencialmente aos fins de semana e feriados, de forma a atingir mais facilmente o público-alvo.

Professor Wilson ressalta, ainda, o papel da iniciativa para a democratização do acesso à informação.