Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Defesa de Angra presta auxílio ao Rio Grande do Sul

Agentes embarcaram nesta semana para o estado | Foto: Lucas Lugão

Defesa de Angra presta auxílio ao Rio Grande do Sul

Nove agentes da Defesa Civil de Angra dos Reis vão atuar na tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. Sete deles viajaram nesta terça-feira (28), e os dois restantes embarcam nesta quarta (29). Os agentes mais novos têm no mínimo 20 anos de experiência na área de Defesa Civil, com treinamentos de resgate em áreas fluviais, em altura e atendimento pré-hospitalar. Também foram escalados um técnico de enfermagem e um especialista em georreferenciamento; todos com graduação ou pós-graduação em alguma área da Defesa Civil.

 

Equipe preparada

Os agentes vão substituir as equipes que estão em campo no momento para auxiliar no gerenciamento dos abrigos e na parte de resgate. A equipe angrense também levou botes motorizados, drones, motosserras, equipamentos de resgate e de primeiros socorros. Eles ficarão baseados na cidade de Pelotas e a previsão é de que eles permaneçam no Rio Grande do Sul por até 12 dias.

Alunos de Quatis fazem arrecadação

Um grupo de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, em Quatis, promoveram uma campanha de doações para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. As doações foram entregues à Secretaria de Assistência Social, que transportará os itens por meio de uma parceria com a empresa Gabardo Transportadora.

Cidades reforçam vacinação de poliomielite

Crianças entre 1 e 4 anos devem tomar imunizante | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para garantir a proteção para crianças entre 1 a 4 anos, Quatis aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite desde segunda (27). A doença, que foi erradicada há 30 anos, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação acontece de segunda à sexta, das 9 às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e no Núcleo de Atenção Integrada à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (NAISMCA). As vacinas ficarão disponíveis até 4 de junho e o responsável deve estar munido do RG, CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação da criança.

Mudança de doses

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis também está participando da campanha nacional. No município, as vacinas são aplicadas em todas as Estratégias de Saúde da Família, das 8h às 17h. O objetivo é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. Atualmente, o Brasil passa por uma transição que substitui as duas doses de reforço da vacina oral contra a poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada (VIP). A mudança visa aumentar a eficáciada imunização.

Doença erradicada

Pinheiral também iniciou a a campanha de vacinação contra a poliomielite nesta terça-feira (28). As doses do imunizante estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos dos docuemntos necessários. A coordenadora de imunização de Pinheiral, Erica Nery, disse que a vacinação é fundamental. "A intenção da campanha é manter o país e a nossa cidade livre da poliomielite, garantindo que todas as crianças estejam imunizadas e protegidas contra essa grave doença", falou a coordenadora.