Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Eletronuclear recebe missão e discute segurança

Eletronuclear recebe especialistas em Angra | Foto: Divulgação/Eletronuclear

Eletronuclear recebe missão e discute segurança

A Eletronuclear recebeu uma equipe de especialistas da World Association of Nuclear Operators (WANO), entre os dias 19 e 24 de maio, em Angra dos Reis, para uma missão de melhoria de performance operacional. O engenheiro Douglas Ribeiro Salmon, superintendente adjunto de Angra 2 e responsável pela ação, explicou que as empresas associadas solicitam auxílio à organização para aumentar a efetividade da gestão e da liderança, com foco na segurança e confiabilidade de operação das duas unidades.

 

Usinas de altas perfomances

Para o profissional, é uma boa troca de experiências entre usinas de alta performance. A equipe conheceu a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. "Foram realizadas quatro apresentações pela equipe Wano e discussões com o grupo de trabalho formado por representantes das cinco diretorias da Eletronuclear, que levantaram diversos pontos de melhoria", explica Douglas.

Troca de informações

A supervisora de turno de Angra 2 e engenheira da Superintendência de Coordenação da Operação, Mônica Jansen, falou sobre o evento. "Foi uma experiência muito boa devido ao alto nível e vasto conhecimento dos palestrantes, que vieram de países, como Holanda, Estados Unidos, Suécia e França. A troca de informações facilita o acesso ao conhecimento compartilhado", observou.

Estudantes do UniFOA visitam sede do TCE

Estudantes de Direito assistem palestra no Tribunal | Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) promoveu, no dia 27, mais uma visita de estudantes de Direito à sua sede. Dessa vez, com alunos do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), município jurisdicionado ao TCE-RJ. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Corte de Contas fluminense. Na sala multiuso, os alunos assistiram a uma apresentação do assessor especial do gabinete do conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, Mario Henrique Anache, que abordou temas relevantes sobre o papel do Tribunal na fiscalização das contas públicas.

Exemplos de auditorias

O assessor também destacou as atribuições constitucionais do TCE-RJ, citando exemplos de auditorias realizadas. Após a apresentação, os estudantes visitaram a Biblioteca Sérgio Cavalieri Filho, onde puderam ter acesso às informações sobre seu acervo e serviços. Em seguida, também assistiram à sessão plenária, momento em que observaram a tomada de decisão nos processos em apreciação pelo Corpo Deliberativo. Para Rebeca Baltazar Chaves, professora da disciplina de Direito Processual Administrativo da UniFOA, a visita proporciona aos alunos uma percepção "mais interessante e conclusiva" da função do Tribunal de Contas: "Como professora, eu percebo que a visita é importante para que os alunos consigam visualizar, na prática, o que a gente expõe de maneira teórica em sala de aula".

Conhecimentos adquiridos

Entre os estudantes, Márcio Vinícius Coelho compartilhou o que achou da experiência: "Achei a estrutura do TCE-RJ surpreendente e os conhecimentos adquiridos, com certeza, vão contribuir para os meus estudos. Eu, por exemplo, busco concurso público, então conhecer melhor o papel do Tribunal de Contas é importante para matérias como Direito Administrativo e Direito Constitucional, que caem nas provas".