Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Volta Redonda tem saldo positivo de postos de trabalho

Volta Redonda fecha geração de empregos no azul | Foto: Divulgação

Volta Redonda tem saldo positivo de postos de trabalho

Volta Redonda fechou os quatro primeiros meses de 2024 com um saldo positivo de quase 2 mil contratações, segundo dados dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O principal destaque foi o setor de Serviços, com 119 novas vagas (1.216 a 1.097). A indústria registrou 933 contratações e 834 desligamentos (saldo de 99), já a Construção teve saldo positivo de 10 empregos (176 a 166). Não houve movimentação na área da Agropecuária, e o Comércio foi estável com a igualdade de admissões e desligamentos.

 

Incentivo às empresas

"Esse desempenho é fruto do nosso trabalho para incentivar o emprego, para que as empresas acreditem em Volta Redonda. São quase quatro anos em que fizemos de tudo para que nossa cidade voltasse a crescer, e não vamos parar", disse o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, após a divulgação do resultado, feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Volta para casa após vitória

A delegação do Volta Redonda, time da Cidade do Aço, retorna para casa feliz da vida, após a vitória por 3 a 1 sobre o São José, em Porto Alegre, na noite de quarta (29). Como fará escala em São Paulo e, na sequência, vai pegar outro voo para o Rio de Janeiro, a equipe deve chegar em Volta Redonda por volta de 1 hora da madrugada. E, claro, com a grande sensação do dever cumprido.

Motoboys podem ter pontos de apoio em Resende

Vereador destaca importância de motoboys | Foto: Divulgação

Atividade em franca expansão no país, o serviço de entregas vai passar a contar com mais infraestrutura em Resende. A medida é resultado de uma Lei, de autoria do vereador Kael (PSD), que determina a instalação de pontos de apoio para motoboys em locais estratégicos do município, de forma a oferecer melhores condições de trabalho à categoria. O intuito é valorizar esses profissionais. "Esses trabalhadores desempenham um papel de extrema importância para a economia local, contribuindo significativamente para o funcionamento do comércio e serviços", justifica.

Longas jornadas de trabalho

O vereador de Resende afirma ainda as condições adversas a que esses profissionais são submetidos. "O dia a dia dessas pessoas é marcado pelas longas jornadas de trabalho, a falta de estrutura para descanso e de espaço adequado para a alimentação", aponta Kael. Os pontos de apoio, por sua vez, serão equipados com tomadas com entrada para carregador de celular, filtro de água potável, acesso Wi-Fi gratuito e banheiros públicos, área de descanso, espaço para refeições e estacionamento coberto. O PL segue agora para sanção ou não do prefeito Diogo Balieiro.

Definição conjunta

A lei do vereador de Resende estabelece, ainda, que os locais de instalação dos pontos de apoio serão definidos em conjunto entre os órgãos competentes do governo municipal e os representantes dos entregadores, com foco na efetiva utilidade e acessibilidade.