Cidades seguem com dias de vacinação contra dengue
Volta Redonda tem primeiro dia de vacinação e Barra Mansa fará 'Dia D'
Por Ana Luiza Rossi
Em um esforço contínuo para combater a dengue, diversas cidades seguem promovendo campanhas de vacinação, apesar da recente diminuição nos índices de infecção.
A cidade de Volta Redonda, por exemplo, registrou na última semana uma queda de pelo menos 70% da infestação do mosquito, de acordo com o resultado apresentado no LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2024, realizado neste mês de maio.
Os dados apontam que cidade está em risco médio para as arboviroses como dengue, zika e chikungunya. O mapeamento foi feito pela equipe da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Mesmo assim, o município deu início ontem (21) na aplicação dos imunizantes, que movimentou as unidades básicas de saúde. Inicialmente, será aplicada a vacina em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em oito unidades básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs): Conforto, Jardim Paraíba e Vila Brasília, com atendimento das 8h às 16h; Siderlândia, Vila Mury, Volta Grande, São Geraldo e Santa Cruz, com aplicação das 8h às 18h.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. As demais doses podem ser aplicadas na mesma unidade do primeiro atendimento e, a pessoa que teve dengue há menos de seis meses, deve aguardar para se vacinar.
Barra Mansa
Também em trabalho para aumentar a adesão de cidadãos vacinados, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a realização do Dia D de vacinação contra a dengue neste sábado, dia 25. A ação ocorrerá no PSF do bairro Ano Bom, com início às 8h. O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
Itatiaia
Ainda, nesta quarta-feira (22), Itatiaia dará início a vacinação contra dengue. A cidade recebeu 480 doses do imunizante que serão ministradas ao público-alvo da campanha. A faixa etária foi definida de acordo com o Ministério da Saúde, por ser a que mais concentra o maior número de hospitalização por dengue.
Angra dos Reis
Em Angra dos Reis, apesar do fim do estado de emergência de saúde pública devido à redução dos casos de dengue, a prefeitura segue com medidas preventivas de como visitas e busca de focos.