Senna e Fitipaldi passaram por pista do Kartódromo de Volta Redonda
Por Thomás de Paula
Localizado no Complexo Esportivo Jornalista Oscar Cardoso, no bairro Aero Clube, o Kartódromo Internacional de Volta Redonda é um centro esportivo na cidade, responsável por incentivar a prática da corrida de kart e movimentar a economia local desde sua inauguração. Ao longo dos 58 anos de história, o local pôde receber nomes de peso do esporte.
Inaugurado em 1966, o local foi reinaugurado em outubro de 2011, recebendo o nome Circuito Marcel Luís Sette Fortes de Almeida, em homenagem ao filho do Ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, que morreu em um acidente automobilístico no Rio, em 2004.
Pilotos de renome
O local já recebeu grandes pilotos em suas instalações, como Emerson Fittipaldi, primeiro brasileiro campeão mundial de Fórmula 1 e bicampeão da competição, que participou da primeira inauguração, assim como Ayrton Senna, histórico corredor e tricampeão da Fórmula 1.
"Antes da reinauguração, o Kartódromo era administrado pela prefeitura. Então para atender os novos níveis nacionais e internacionais, foi necessário realizar uma reforma na pista e estrutural", falou Felipe Falcão Fardim, gestor do kartódromo.
Segundo ele, a reforma duplicou a largura da pista e criou estruturas de atendimento. Com 1.250 metros de comprimento e 8 metros de largura, a pista pode receber até 20 karts simultaneamente. A estrutura do local também conta com vestiários, boxes, sala de briefing, um bar, e um restaurante com vista para a pista.
Diversas competições
O kartódromo também realiza e sedia variadas competições no local, como a Copa GP, o Estadual de Kart de locação e a tradicional Copa Brasil de Kart, competição que na edição de 2024 recebeu 144 atletas de 12 estados diferentes. O local também recebe semanalmente etapas de campeonatos realizados por grupos particulares com cerca de 50 a 60 pilotos de fora da cidade.
Felipe Falcão também falou sobre a importância da Copa Brasil de Kart: "Foi uma competição de curta duração - 3 dias, com 4 classificatórias e 1 final, mas que movimentou Volta Redonda economicamente, culturalmente e esportivamente. A importância de receber esse tipo de campeonato é movimentar os amantes de automobilismo no estado, bem como toda cadeia econômica que envolve um evento como esse, como: hotéis, lojas de peças automotivas, combustíveis, alimentação, lazer, e outras coisas", disse.
Para os corredores, a estrutura é de alto nível. "É um local incrível para passar um dia de lazer, com ótima infraestrutura, vestiários com chuveiros aquecidos, bom restaurante e bar. E a pista é excelente, oferecendo diversos traçados", afirmou Gabriel Diniz, jovem que foi piloto no kartódromo entre os anos de 2015 e 2018. "Eu sou apaixonado por aquele lugar, pilotar lá é sempre um novo desafio. É um ótimo local para iniciantes, amadores e profissionais", completou.