PRF realiza ação sobre Maio Amarelo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta quinta-feira, dia 23, uma ação educativa para o trânsito em alusão ao mês de Maio Amarelo, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. As orientações aconteceram na fábrica da Softys, em Piraí.
Atividade
Diversos condutores da frota da empresa, localizada as margens da via Dutra, foram orientados a respeito das normas de segurança para o Trânsito, além dos colaboradores da linha produtiva.
No decorrer da atividade, a equipe do Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN - DEL 07) abordou os temas como uso de celular ao volante, cinto de segurança, velocidade, consumo de álcool, direção defensiva dentre outros. Durante a ação foram conscientizados aproximadamente 93 condutores e funcionários da empresa.
Além do perigo à segurança, ir contra à lei pode acarretar penalidades. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância é considerada infração gravíssima, multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses, além da retenção do veículo até a apresentação de outro condutor habilitado para remoção do local. Caso a ação se repita, a multa chega a R$5.869,40.
A ação teve por objetivo aumentar a educação para o trânsito, com foco na promoção da conscientização coletiva acerca da vulnerabilidade e responsabilidade de todos os agentes inseridos no trânsito. Anualmente, mais de 30 mil pessoas perdem sua vida, precocemente, devido aos acidentes de trânsito no Brasil.