Vereador de Volta Redonda propõe mês dedicado ao autismo

Por

Debate foi solicitado pelo vereador Hálison Vitorino

Mais uma lei de iniciativa do vereador Hálison Vitorino (Republicanos) foi promulgada pela Câmara Municipal. A Lei 6416 cria o "Abril Azul", mês de incentivo a realização de diversas ações de esclarecimento sobre o autismo. A data passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Volta Redonda.

Pela lei, o Abril Azul, deverá ser dedicado ao estímulo e adesão da sociedade nas discussões a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), O período deverá ser dedicado ainda a atividades educativas, com foco no TEA, buscando a conscientização da sociedade.

- A campanha visa impulsionar o compromisso político e a cooperação institucional a favor de investimentos nos setores sociais, educacionais, da saúde e laborais das pessoas com o transtorno - ressaltou o vereador.

Segundo pesquisas realizadas em diversos países, registra-se um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que compromete de modo significativo três áreas importantes: a comunicação, a socialização e o comportamento.