Barra Mansa faz evento alusivo sobre Dia da Mata Atlântica
Uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica foram promovidas em Barra Mansa, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) e de Educação (SME), nesta segunda-feira (27). A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar e proteger a Mata Atlântica, que é um dos biomas mais ricos do planeta. A programação incluiu uma ação de plantio com mudas de sabão-de-soldado (saboneteira), na Escola Vocacionada Socioambiental (Ciep 483 Municipalizado Ada Bogato), situada no bairro Paraíso de Cima, para recuperação da vegetação nativa.
O município de Barra Mansa está inserido nesse bioma e estima-se que 10% da área local apresenta fragmentos florestais nativos. No Dia Nacional da Mata Atlântica, a conservação desse conjunto na cidade é justificada pela presença da fauna, da flora, da água e do solo, visando à segurança hídrica, além da conservação do patrimônio histórico, cultural e físico da região.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, enfatizou que a manutenção da Mata Atlântica nos perímetros urbanos e rurais consiste em um serviço ambiental de preservação e recuperação da floresta.
"A manutenção visa à prevenção de erosões hídricas, formação de quebra ventos, aumento dos fragmentos florestais nativos do bioma, além da melhoria do microclima e diminuição das intensidades das chuvas. Os benefícios ainda incluem melhorias paisagísticas", frisou o secretário.
O engenheiro e gerente de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos, Caio Herman, explicou que nos parques naturais da região de Barra Mansa são encontradas as maiores árvores nativas da Mata Atlântica, como o pau-brasil, angico, guapuruvu, sabão-de-soldado, chichá, jatobá, além de ipês amarelo e brancos.
"A Secretaria de Meio Ambiente tem elaborado o banco de dados da flora endêmica da Mata Atlântica ocorrente em Barra Mansa, visando à propagação dessas árvores em outras unidades municipais de conservação", informou o engenheiro.