Fiéis em preparação para tradicionais procissões e missas de Corpus Christi
Nesta quinta-feira (30), será comemorado o feriado de Corpus Christi, que faz parte do calendário na Igreja Católica. A tradição, que pretende relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e, obrigatoriamente, na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.
Andréia Tassinari, que frequenta a Igreja Católica desde a infância, explica que a comemoração dos fiéis envolve Missas Solenes e a confecção de tapetes para a passagem do padre pela igreja carregando a figura de Jesus no ostensório.
O uso dos tapetes é feito para lembrar a chegada de Jesus à Jerusalém, em que foram estendidos ramos no chão para a sua passagem. As figuras desenhadas nos tapetes são inspiradas na vida religiosa e, muitas vezes, fazem referências à eucaristia e à Santa Ceia.
Ela explica que a participação na Santa Missa é obrigatória aos adeptos da tradição católica, já que o encontro tem o propósito de comungar o corpo e o sangue de Jesus. "Quem faltar comete um pecado muito grave e precisa se confessar para continuar comungando nas próximas missas. Eu sempre participo", completa.
Ainda segundo Andreia, a organização dos fiéis e das Igrejas para o grande evento começa cerca de um mês antes, com a promoção de campanhas de doações de materiais para a fabricação dos tapetes, como tintas, pó de café e casca de ovos.
Daniele Araújo, que também é católica desde a infância, participa da tradição de Corpus Christi há 15 anos por meio da produção dos tapetes. Ela conta que o hábito é passado para sua família de geração a geração, e que nos últimos anos sua filha tem ajudado a fazer os tapetes.
Daniele também diz que a tradição tem um significado "muito grande" para ela e para a sua família, e que as celebrações renovam a sua fé e a aproximam de Deus. "É uma data que me marca muito, você vê a união das pessoas, você vê cada tapete mais lindo que o outro".
Programação
O Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, celebrará a solenidade em dois locais: no Santuário de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, em Barra Mansa, e na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda.
A visita ao Santuário em Barra Mansa acontecerá às 9h, e será transmitida na Rádio Sintonia do Vale. Já a participação na Santa Missa da Co-Catedral será feita às 16h e, após a celebração, haverá uma procissão em direção à Igreja Matriz de Santa Cecília.