A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) de Barra Mansa irá realizar na próxima quinta-feira, dia 6, a campanha "Dia Livre de Impostos". Nesta campanha, o lojistas associados à CDL Barra Mansa irão comercializar suas mercadorias e serviços sem tributos, com descontos podendo chegar a 70% do valor final. A campanha deste ano será realizada no Posto Aliança, no bairro Ano Bom, a partir das 8h.
A ação, lançada pela CDL Jovem Nacional há 18 anos, tem como uma de suas finalidades conscientizar a população sobre o impacto dos impostos no dia a dia dos consumidores brasileiros e protestar contra o alto número de impostos no país, que segundo os números levantados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a população trabalha em média 153 dias, ou seja, cinco meses, para pagar impostos. Além disso, a ideia da ação não é apenas promover a educação fiscal, mas também estimular o consumo consciente e apoiar os empreendedores locais, mostrando como os impostos representam grande parte do preço dos produtos.
De acordo com o IBPT, o Brasil é o 14º país com maiores cargas tributárias do mundo e faz parte do grupo daqueles que mais arrecadam impostos. "Não é segredo que o Sistema Tributário Brasileiro é bastante complexo. Há muitos anos a luta do movimento lojista junto ao nosso sistema CNDL, com as FCDL e CDLs é por uma reforma tributária menos burocrática e mais justa ao empresário. A classe comercial e de serviços são a força de uma nação. Daqui saem os empregos, as rendas, o sustento de muitos municípios. É aqui que levamos para a casa das pessoas a dignidade por terem um emprego e sustentarem suas famílias", enfatiza Gleidson Gomes, presidente da CDL Barra Mansa, que convida os empresários a participarem desta campanha.
Jéssica Reis, presidente da CDL Jovem Barra Mansa, também falou sobre a ação: "O DLI é uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com o sistema tributário do país que necessita de uma reformulação urgente. Estamos estruturando as ações que envolverão alguns setores, entre eles, o posto de gasolina que possui alta carga tributária. No dia da ação do DLI, o preço da gasolina é vendido sem tributo, ou seja, com uma redução de 45% no produto, o que demonstra para o consumidor a alta carga que pagamos quando consumimos o produto no Brasil. Assim como a gasolina, muitos outros produtos são taxados com alto valor de imposto", afirmou Jéssica.