Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Vereadora Kátia Miki lança pré-candidatura à prefeita

Kátia Miki virá como pré-candidata em Barra do Piraí | Foto: Divulgação

A vereadora Kátia Miki lança no próximo dia 15 de junho a pré-candidatura à Prefeitura de Barra do Piraí, no Royal Sport Club, às 19 horas. O pré-candidato a vice é Cristiano Almeida, do PSD. Kátia vem pelo Solidariedade de Aureo Ribeiro, que também deve participar do ato. O deputado estadual Munir Neto, do PSD, já declarou apoio à pré-candidata, e deve engrossar a lista de políticos que vão ficar ao lado da vereadora, que faz oposição ao prefeito Mário Esteves, que não pode disputar as eleições deste ano, pois está no segundo mandato.

 

Esteves continua sem 'nome'

Aliás, Mário Esteves ainda não anunciou o nome que irá apoiar. Na contramão de todas as expectativas, ele promeveu um evento, também no Royal Sport Club, no início de maio, e apresentou Márcia Mariotini como sua pré-candidata a vice. Esteves agora está no MDB. Foi expulso do Solidariedade, no ano passado, após sugerir "castrar mulheres" para reduzir o número de crianças o município.

Expulso do Solidariedade

Na época, em 2023, a direção estadual do Solidariedade classificou a declaração Mário como "misógina, demonstrando total desrespeito às mulheres". E mais: a decisão em expulsar o prefeito de Barra do Piraí da legenda foi unânime. A direção do partido disse ainda que o Solidariedade "não tolera discursos, ações e demonstrações de qualquer preconceito". O caso repercutiu nacionalmente.

Recargas de cartões de transporte via PIX

Passageiros podem pagar recarga pelo PIX | Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Passageiros do tranporte público em Volta Redonda podem pagar suas recargas por meio do Pix, segundo informou o Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros). Quem possui os cartões Expresso, Super Expresso e VR Card (que oferece passagens subsidiadas) pode utilizar a forma de pagamento. O sindicato informou ainda que o usuário interessado em fazer a recarga por Pix precisa acessar a loja virtual do site da instituição (https://www.sindpass.com.br/loja-virtual/aplicativo-recarga/) e preencher os dados solicitados. O acesso pode ser feito por meio de celular, tablet ou computador.

 

Ônibus com validadores

Com o cadastro confirmado, a pessoa poderá solicitar a recarga por meio do Pix, com o pagamento sendo efetuado pela leitura do QR Code ou copiando o código de pagamento para o aplicativo do banco do qual o usuário é cliente. A recarga por Pix será reconhecida nos validadores dos ônibus em pelo menos um dia útil. Para facilitar o acesso, o dono do cartão pode criar um link da loja virtual direto na área de trabalho do celular, bastando, após o cadastro, selecionar no site o sistema operacional do aparelho (Android ou iOS).

 

Outras alternativas

Além da recarga virtual, os passageiros que utilizam os ônibus em Volta Redonda podem recarregar seus cartões por Pix ou cartão de débito no posto do Sindpass, no Pontual Shopping, na Vila Santa Cecília - antes, só era possível com dinheiro em espécie. Além disso, o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, anunciou que a prefeitura trabalha com o Sindpass para a instalação de um posto de atendimento do sindicato das empresas de ônibus na Rodoviária Prefeito Francisco Torres.