Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Rodrigo Drable, OAB e Câmara discutem RPV

Rodrigo Drable, Aloizio Peres e Furlani discutem PL | Foto: Paulo Dimas/PMBM

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniu com o presidente da OAB de Barra Mansa, Aloizio Perez, a vice-presidente da Comissão de Precatórios da entidade, Érica Gomes, e o vereador Luiz Furlani, para apresentar um Projeto de Lei que aumenta o valor das RPV (Requisições de Pequeno Valor) para 15 salários mínimos. A reunião ocorreu na segunda-feira, dia 03, na Fazenda da Posse. O projeto será enviado à Câmara e não foi definida a data da votação. "Nos reunimos para tratar do aumento do pagamento de RPV", disse Rodrigo.

 

Precatórios em dia

Aloizio Perez explicou detalhadamente o processo de RPV. "Quando a pessoa tem um valor a receber do município ela entra em uma fila chamada precatório. Esta fila pode ser algo mais demorado e o cidadão levar um tempo a receber. No caso de Barra Mansa, por ser um município que honra com os prazos, cria a possibilidade de otimizar o processo, tornando-o ainda mais rápido", frisou.

Câmara colocará em votação

Drable destacou a importância deste pagamento e parabenizou a OAB de Barra Mansa e a Câmara. "Esta é uma manifestação de respeito à advocacia de Barra Mansa, a OAB, representada pelo Dr. Aloizio Perez, que tem trabalhado fortemente para o desenvolvimento do município. Entrego ao vereador Furlani esta mensagem para que a Câmara avalie, aprecie e vote", completou o prefeito.

Barra do Piraí fará licitação do transporte coletivo

Linha de ônibus em Barra do Piraí | Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (2), o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, anunciou que fará uma nova licitação para o serviço de transporte público, que é alvo de inúmeras reclamações dos moradores. Ainda não foi informada a data de publicação do edital com as normas para licitação do serviço. As empresas que operam atualmente em Barra do Piraí são a Viação Expresso, Barra do Piraí, Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges. Os contratos com cada uma delas foram rescindidos na segunda-feira, no mesmo dia em que o prefeito anunciou a licitação. Esteves destacou que os empregos atuais serão mantidos.

 

Manutenção de empregos

A manutenção dos empregos, segundo o prefeito, constará como uma determinação do edital de licitação. Com isso, a empresa vencedora fica com a responsabilidade de recontratar os funcionários das viações que deixarão de operar. Além disso, o prefeito ressaltou que em seus sete anos e meio de mandato não permitiu aumento na passagem devido às más condições do transporte oferecido. "Tentamos comprar ônibus, mas o fato das empresas estarem em recuperação judicial atrapalhou bastante. Temos que pensar agora no direito de ir e vir do cidadão. São mais de 50 anos com esse problema em Barra do Piraí e vamos resolver", concluiu.