Por:

Comerciantes de Volta Redonda se preparam para festividades juninas

É possível encontrar em lojas os itens de tema junino | Foto: Thomás de Paula/CSF

Por Thomás de Paula

Os comerciantes de Volta Redonda já se preparam para o período de Festas Juninas, uma das tradições mais esperadas do calendário brasileiro. Durante os meses de maio a julho, lojas de decoração e vestuário, assim como bares e restaurantes, começam a investir em produtos e cardápios típicos para atender à demanda crescente.

Segundo Leonardo Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Volta Redonda, esta época do ano impacta positivamente no comércio, porque movimenta diversos setores da economia local, além do aumento de 10% nas vendas em comparação a outros meses sem datas comemorativas. Ainda, para melhorar o cenário, o comércio de Volta Redonda não enfrenta nenhum desafio logístico. "Há um planejamento para garantir um estoque que atenda à demanda, além disso, Volta Redonda tem um comércio diversificado com um grande número de lojas, o que possibilita atender consumidores de toda a região", afirmou.

Para comerciantes de lojas como a Real Forte, a papelaria Kypapel, e a loja de roupas Magazine Royal no Aterrado, isso já é uma realidade. É possível encontrar produtos com tema de festa junina e os comerciantes afirmam que a demanda dos consumidores para diversos produtos já é realidade.

Ainda, as lojas de fantasias também estão se preparando. Estabelecimentos como o Mundo das Fantasias no bairro Vila Mury, e a Adoleta, do bairro Aterrado já estão vendendo fantasias relacionadas a essa época do ano, pois sabem que os consumidores compram essas roupas com uma certa antecedência.

Sobre a festividade

Nas festas juninas se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. Sua origem é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Como a igreja não conseguia acabar com a popularidade da festa, foi atribuído um caráter religioso. As festas começam no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

Fonte: site "Toda Matéria"