Por:

Abertura da nova edição do festival Delícias do Vale movimenta Piraí

Abertura do festival aconteceu nesta sexta-feira (07) | Foto: Divulgação

O festival gastronômico Delícias do Vale, que chegou à sua terceira edição, foi sucesso de abertura nesta última sexta-feira (07) na Praça da Preguiça, em Piraí. O evento, que agrega os mais variados segmentos, prometeu reunir durante dez dias a cultura, história e tradições da boa mesa, artesanato e produtos personalizados que vão do café à cachaça, queijos, doces e outras iguarias.

Entre os presentes, estavam o Wanderson Farias, assessor especial da Secretaria de Turismo (Setur-RJ); Jorge Aiex, presidente do Sindicato Empresarial do Comércio de Barra do Piraí (Sicomércio), representando a Confederação Nacional do Comércio (Fecomercio); Miguel Barbosa, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico; e Nigéria Nunes, representando a Secretária Estadual de Cultura.

Moradores e turistas prestigiaram o evento, que contou com dezenas de barracas de artesãos e de produtores locais, com direito a exposições e degustações de iguarias premiadas internacionalmente. À noite, a animação ficou por conta dos shows de Serginho Brothers e Alex Cohen.

"Doces homenagens"

Ainda, durante dez dias o estabelecimentos gastronômicos e hotéis fazenda surpreendem com receitas inéditas e exclusivas, transformando histórias em entrada, petisco, sanduíche, prato principal e sobremesa. A gelateria Treconi de Vassouras, por exemplo, trouxe o "Cafenolli Eufrásia": um canolli crocante de casquinha de sorvete infundida com sabor de café, recheio de gelato de pistache, coberta com merengue italiano com toque de café e farelos de pistache crocante para homenagear uma das herdeiras nobres da aristocracia cafeeira de Vassouras: Eufrásia Teixeira Leite.

Outra homenagem, foi do restaurante Casarão, que nomeou um delicioso fettuccini alfredo finalizado com cachaça artesanal no grana padano e com tiras de filet mignon de "Barão de Vassouras", importante título na história da cidade ocupada por Francisco José Teixeira Leite, em 1871.

Outra dica do festival, é sobre a "Rota do Queijo" em Valença, que explora queijos artesanais de cabra, búfala e vaca e a "Rota da Cachaça", que também traz uma produção emblemática de sabores e aromas.