Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Proposta para clima em plataforma abre para votação

Eletronuclear gestora de usinas apoia iniciativa | Foto: Divulgação

Está aberta uma votação na plataforma Brasil Participativo, administrada pelo Governo Federal, que sugere a substituição das usinas termelétricas a carvão pela tecnologia de Pequenos Reatores Modulares. De acordo com a proposta, que faz parte do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, a ação iria otimizar o uso do solo. A Eletronuclear, gestora de duas usinas nucleares em funcionamento e da terceira em construção, apoia a iniciativa, mas destaca que a empresa não tem qualquer ligação com a proposta, criada por iniciativa pessoal.

 

Primeira etapa

A votação faz parte da consulta pública do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima). A primeira etapa, iniciada no último dia 5 de junho e que vai até o próximo 5 de agosto, será dedicada ao recebimento de propostas da sociedade. Na devolutiva, serão publicadas as mais votadas. Posteriormente, elas serão analisadas e poderão ser incorporadas ao programa.

Esteves luta MMA como prometeu

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, cumpriu o prometido. Ele participou de uma luta de boxe contra o tricampeão de MMA Murilo Filho, a luta teve como objetivo incentivar a prática esportiva. O confronto foi realizado na Academia Rato Gym, em Barra do Piraí. O evento foi organizado e transmitido pelo clube EnterCombat, responsável por realizar diversas competições pelo Brasil.

'Defensoria sobre rodas' em Angra dos Reis

Defensora pública, Patrícia Cardoso, estará no evento | Foto: Divulgação/DPRJ

O encontro "Defensoria Sobre Rodas" desta terça-feira (11) reunirá defensoras da Região 9 do Estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde. A sexta edição do ano de 2024 será realizada na sede da Defensoria Pública de Angra dos Reis, que fica na Avenida Coronel Carvalho, 230 A, no Centro do município. A reunião está marcada para começar às 17h30 e terminar às 20h30, e ja tem confirmada as presenças da defensora pública-geral, Patrícia Cardoso; do secretário de Governança Digital e Inovação (Segov), Alexandre Romo; e da coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense, Luciana Lemos.

 

Demandas de cada local

A ideia do projeto desenvolvido pela Defensoria Pública é promover encontros com defensores de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, principalmente as mais afastadas da capital, para aproximar e compreender as demandas de cada um dos locais. "Será o sexto encontro de 2024, em Angra dos Reis, com os defensores da Região 9. É sempre muito bom estar junto aos colegas, tratando de assuntos institucionais e ouvindo as demandas da região", diz Luciana Lemos, coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense.

Doze regiões do Estado

A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, reforça que a Administração Superior deve visitar todas as 12 Regiões do estado fluminense até o final deste ano. Aliás, a Defensoria Pública e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) firmaram, no início do mês passado, um acordo de cooperação técnica. A iniciativa visa facilitar o acesso à assistência jurídica especializada para as famílias que acompanham os pacientes no instituto. O convênio já está em vigor.