Por:

PP e PL na corrida eleitoral

O prefeito Antonio Francisco Neto, de Volta Redonda, concorre ao sexto mandato | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Por Sônia Paes

O PP e o PL caminham juntos nas três principais cidades do Médio Paraíba quando o assunto é reeleição ou apoio para fazer o sucessor. Em Volta Redonda, cidade com o maior número de habitantes e a única da região com segundo turno, o prefeito Antonio Francisco Neto e o vice Sebastião Faria, pré-candidatos à reeleição, retornam à corrida eleitoral pelo Progressista e pelo Partido Liberal, respectivamente.

Neto concorre ao sexto mandato e na última eleição saiu vitorioso com 57,20% dos votos. Ele e Faria tiveram 85.673 votos no total. É o prefeito da Cidade do Aço com mais mandatos até os dias de hoje. Detalhe: a dupla tem apoio pleno do governador Cláudio Castro, do PL. "O Neto tem meu apoio total e irrestrito", disse o governador, durante uma visita a Volta Redonda, em março.

"O prefeito Neto faz um trabalho diferenciado, é um político sério e governa muito bem a cidade há vários mandatos. Não tem como não reconhecer o que o prefeito já fez por Volta Redonda", completou Cláudio Castro.

Em Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable é padrinho político do vereador Luiz Furlani, pré-candidato a sua sucessão pelo PL, com as bençãos do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos caciques do partido. Rodrigo Drable, além de aliado, é amigo de longa data de Cláudio Castro e tem bom trânsito em Brasília. O vice de Furlani não está definido oficialmente, mas o nome da vereadora Luciana Alves, eleita pelo PSL, e com grande influência no meio evangélico, é defendido pelo grupo político que apoia Furlani. Outro cogitado é o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, do MDB, aliado de primeira hora de Drable. Mas, tanto Furlani quanto Drable, prometem revelar quem será o seu vice somente na convenção, que começa em 20 de julho.

Diogo Balieiro, prefeito do município vizinho de Resende, e PL de carteirinha, apoia o secretário de Saúde, Jayme Neto, do PP, pré-candidato à prefeitura. Assim como em Barra Mansa, a escolha do vice ainda é mantida a sete chaves. Se for do PP, repetirá a dobradinha de Volta Redonda, PP e PL, sem contar com possíveis alianças. Balieiro e Jayme tem apoio declarado do governador, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aliás, é um frequentador assíduo do município das Agulhas Negras.

Convenções, registros e propagandas

Pelas normas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

A propaganda eleitoral nas ruas começa um dia depois da oficialização das candidaturas, em 16 de agosto. Já a propaganda no rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e segue até o dia 3 de outubro. O horário eleitoral gratuito vai ocorrer de segunda a sábado, por 20 minutos cada dia, nos dois veículos.

No rádio, a transmissão será das 7h às 7h10 e das 12 às 12h10. Na TV, a exibição será das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Há ainda a propaganda por inserções, a publicidade nos intervalos de programação. Para essa modalidade, são reservados 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo.

Os pré-candidatos às prefeituras

Volta Redonda

Neto - PP

Professor Habibe - PT

Mauro Campos - Novo

Barra Mansa

Luiz Furlani - PL

Bruno Marino - Novo

Thiago Valério - PDT

Marcelo Cabeleireiro - União Brasil

Petterson - Psol

Resende

Roberto Azevedo - Novo

Luana Lima - PV

Jayme Netto - PP

Leonel - DC

Renam Marassi - Republicanos

Valdo Gomes - PT

Noel de Carvalho - PSDB