Por:

Região tem programação de missas para celebrar o dia de Santo Antônio

Santo é venerado como padroeiro dos casais apaixonados | Foto: Arquidiocese de Sorocaba

Um dos Santos mais populares da Igreja Católica no país, conhecido como o padroeiro dos mais necessitados, dos casais apaixonados e dos que buscam encontrar algo perdido é celebrado nesta quinta-feira, dia 13, o Dia de Santo Antônio.

Na Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, celebrará em dois horários a data. Em Barra Mansa, às 10 horas e, em Volta Redonda, às 18 horas.

Os eventos dedicados ao Santo prometem reunir milhares de devotos em continuação de uma tradição duradoura. Além das celebrações religiosas, as comunidades prepararam programações sociais para os fiéis das localidades.

Após as celebrações, os devotos terão a oportunidade de receber os "pães de Santo Antônio", que serão abençoados durante a Santa Missa. Esse gesto simbólico representa a abundância de alimentos nas mesas das famílias e o desejo de que nunca falte o pão diário.

A programação

Em Barra do Piraí, às 9h haverá a Santa Missa; às 18h30 Procissão e Santa Missa. A igreja fica na Rua Prefeito Iago José de Castro Valério, nº 1039, Oficina Velha. Ainda, haverá às 8h a Exposição do Santíssimo Sacramento; às 17h30 Carreata pelas ruas do bairro; e às 18h30 Procissão e Santa Missa, na Rua Antônio de Almeida, nº 529, no bairro Santo Antônio.

Já em Barra Mansa, na igreja Matriz de Santo Antônio haverá às 07h a Santa Missa; às 10h Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique; e às 19h Santa Missa seguida de Procissão. A igreja fica na rua Antônio de Almeida, nº 111 no bairro Saudade.

Para Volta Redonda, às 8h haverá a Santa Missa; às 12h outra Santa Missa; e às 18h Procissão e Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique. A igreja fica na Praça Padre Eugênio Verweijen, nº 10, no bairro Niterói.

Também haverá programações em Quatis, Resende, Itatiaia, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin.

A história do Santo

Também conhecido como Santo Antônio de Pádua, foi um Santo Franciscano nascido em Lisboa, Portugal, no século XII. Desde jovem, demonstrou grande devoção e amor a Deus, ingressando na Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis.

Ele é considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica, sendo venerado como padroeiro dos necessitados, dos casais apaixonados e dos que buscam algo perdido.