Por:

Obras na Serra das Araras seguem nesta terça-feira

Detonações serão feitas principalmente na pista de subida, sentido São Paulo | Foto: Divulgação

A interdição do trecho entre Piraí e Paracambi da Serra das Araras, que aconteceria na última quinta-feira (13), será realizada nesta terça-feira (18).

Assim como estava programado para a última semana, somente a pista de subida, sentido São Paulo, será bloqueada das 11h30 às 13h30 para o processo de detonação de rochas, integral para as obras de duplicação da Serra das Araras.

Segundo a concessionária CCR RioSP, que é responsável pela administração da rodovia e está coordenando as obras, o motivo do adiamento foi a necessidade de se fazer uma nova, e melhor, análise técnica do trecho e do volume do material rochoso que será detonado.

Assim como no último bloqueio de pista, painéis de mensagens da CCR Rio SP serão distribuídos pela via para informar o tempo de liberação e indicar pontos de retorno aos motoristas.

Essa será a segunda operação do tipo realizada no trecho: a primeira aconteceu no dia 5 de junho, durante a mesma faixa de horário, com o diferencial da pista de decida também sendo interditada durante 30 minutos.

Outras interdições na via estão marcadas para os próximos dias 24 e 27 de junho; o cronograma está sujeito a alterações caso as condições climáticas não sejam apropriadas para as detonações.

A partir do mês de julho, as detonações na pista de subida acontecerão de segunda a quinta, sempre no mesmo horário. A via de descida também será fechada das 12h15 às 12h45. Segundo a CCR RioSP, as detonações devem ocorrer durante os próximos 28 meses.

Ainda de acordo com a concessionária, o cronograma de obras para a revitalização da Serra das Araras deve durar, pelo menos, quatro anos. A nova pista de subida tem previsão para ser entregue em 2028, enquanto a de descida deverá ser concluída em 2029.

Rotas alternativas

Existem rotas alternativas para os motoristas que querem evitar os engarrafamentos causados pelo bloqueio da pista, que podem aumentar o tempo de viagem por serem trechos mais longos.

Para os veículos pesados que seguirão no sentido Rio de Janeiro, existe a opção de sair da Via Dutra nos quilômetros 271 ou 264, acessar a BR-393 (Lúcio Meira) até Três Rios e seguir pela BR-040.

Os veículos leves deverão sair da Dutra no quilômetro 276, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga), seguir até a BR-101 (Rio-Santos), em Angra, e seguir sentido Rio de Janeiro.

Já os veículos pesados que estiverem no Sentido São Paulo deverão sair da BR-040, acessar a BR-393 em Três Rios e entrar na Dutra nos quilômetros 264 ou 271.

Os veículos leves poderão sair da Rio-Santos, em Angra, acessar a Saturnino Braga e entrar na Dutra no quilômetro 276.