Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Escolas de Barra Mansa na semifinal de prêmio

Estudantes de Barra Mansa vão às semifinais | Foto: Divulgação

Barra Mansa está sendo representada por três escolas socioambientais na semifinal do 'Prêmio Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis', que é realizado pelo Instituto Crescer, em parceria com a Nestlé do Brasil. São elas: as escolas municipais Gelson Silvino e Vila Elmira (ambas com um projeto) e o Ciep 483 - Ada Bogato, com dois projetos. O objetivo é reconhecer propostas que contribuam para o desenvolvimento de hábitos saudáveis das crianças. O prêmio, no valor de R$ 38 mil, é voltado para investimentos nas escolas vencedoras.

 

Expectativa de vencer

Em 2022, o Ciep Ada Bogato foi contemplado com o prêmio, o que possibilitou diversas melhorias que têm impactado a comunidade escolar. A vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, demonstrou gratidão e falou sobre sua expectativa. "A participação no prêmio e a possibilidade de estarmos entre os vencedores demonstra que estamos no caminho certo", declarou Fátima.

Destaque no cenário nacional

Já o assessor da pasta, Lucas Peres Guimarães, comentou sobre a participação das unidades de ensino na competição. "Hoje em Barra Mansa temos uma rede de escolas que apresentam a vocação para o socioambiental sendo destaque no cenário nacional, conforme podemos observar no prêmio que tem grande relevância na educação", afirmou Lucas Peres Guimarães.

Vereador de Resende faz proposta para ostomizados

Edson Peroba diz que é preciso humanizar atendimento | Foto: Divulgação

Uma indicação aprovada nos últimos dias pela Câmara Municipal de Resende visa oferecer uma rede de apoio oficial à pessoa ostomizada. A proposta partiu do vereador Edson Peroba (Avante) e tem como principal objetivo garantir atendimento humanizado e qualificado, bem como promover a ressocialização, dessas pessoas. Em tempo, ostomizados são pessoas que, devido à má formação congênita, tumores intestinais, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina.

 

Mais de 400 mil pessoas no país

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, existem atualmente mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil. O vereador Edson Peroba destaca ainda a falta de informação e o preconceito que envolvem as pessoas ostomizados. "As pessoas precisam saber que a vida continua e é possível ser reabilitado. Não é preciso ficar recluso, escondido", afirma o vereador. Ainda segundo ele, é preciso lembrar que uma das funções do programa proposto por ele é reinserir o usuário no meio social e familiar.

'Arraiá do Hemonúcleo'

O Hemonúcleo de Barra Mansa está realizando até o dia 28 de junho a campanha 'Arraiá do Hemonúcleo'. Para marcar a ação, o local conta com uma decoração especial e comidas típicas de festa junina. A unidade ainda informa que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, especialmente nesta época do ano, mas pede a colaboração da população para doações dos tipos O-, A- e B , que se encontram em estado crítico atualmente. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, a iniciativa visa atrair mais doadores.